Apenas cinco anos e meio após a cerimônia de assinatura do contrato com a Saab para o fornecer à Royal Thai Air Force 12 aeronaves Gripen C/D, dois SAAB 340 AEW , radar, sistemas, treinamento e suporte on-site, num projeto chamado Peace Suvarnabhumi ,o mesmo se aproxima da conclusão.
Apesar da complexidade tecnológica e logística, a distância geográfica e a diferença horária, o projeto foi executado em tempo, graças aos intervenientes dedicados e pessoal qualificado em ambos os países. É o primeiro grande projeto de defesa da Suécia na Ásia.
O último selo de aprovação deste sucesso bilateral veio em 11 de setembro quando a Royal Thai Air Force declarou o caça Gripen integrado ao Sistema de Defesa Aérea, como parte plenamente operacional da força aérea em sua base, Wing 7 em Surat Thani.
O General Thanasak Patimaprakorn , Comandante Supremo das Forças Armadas tailandeses, oficiou a cerimônia junto com o comandante da RTAF, ACM Prajin Juntong e altos representantes da Royal Thai Army e da Royal Thai Navy, assistido por convidados tailandeses e suecos, diplomatas, imprensa e adidos militares estrangeiros na Tailândia.
A presença de todos os três ramos militares na cerimônia simboliza o que o novo sistema significa: operações de defesa integrados. Com todos os caças Gripen entregues e operacionais, bem como todos os demais componentes e sistemas em operação, a Wing 7 está pronta para defender e proteger a nação tailandesa com um estado do sistema integrado de defesa aérea no estado da arte.
FONTE: Gripenblog
Cortesia de imagem: Royal Thai Air Force e Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval