Por Guilherme Wiltgen
O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, informou que as aeronaves T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA), vão receber um novo esquema de pintura.
Bem mais moderna que a atual, a nova pintura está pixelada e remetendo aos padrões originais adotados pelas aeronaves de instrução da AFA.
Segundo o Brig. Baptista Junior “em continuidade ao processo de modernização das aeronaves T-27 Tucano, os cadetes da AFA nos ajudaram a escolher o novo padrão de pintura a ser usado. Ficará tão moderno quanto o novo sistema aviônico”.
A modernização do T-27
A modernização do T-27 Tucano tem como principais objetivos a inovação do painel de instrumentos da aeronave, adaptando às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos de Navegação de Área (RNAV) e Performance de Navegação Requerida (RNP) e às novas demandas de formação dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), além da redução das obsolescências logísticas existentes.
O sistema incorporado é robusto e moderno, e vai permitir que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen.
Os novos sistemas também vão promover um aumento na segurança da operação da aeronave T-27 na AFA.