De acordo com a notificação abaixo, o Departamento de Estado aprova a possível venda da aeronave A-29 Super Tucano para o Líbano via FMS em conjunto com equipamentos associados, peças de reposição e apoio logístico com um custo estimado de 462 milhões de dólares.
O Governo do Líbano solicitou a possível venda de seis(6) aeronaves A-29 Super Tucano, oito (8) motores turboélice PT6A-68A (6 instalados e 2 de reposição), oito (8) equipamentos de contra-medidas ALE-47, 2000 Sistemas de Armas de Precisão Avançado (transforma foguetes não guiados Hydra de 70 mm em foguetes guiados), oito (8) Sistemas de Detecção de Lançamento de mísseis AN/AAR-60 (V)2, peças de reposição e reparo, testes de vôo, suporte de manutenção, equipamentos de apoio, publicações e documentação técnica, suporte para translado, treinamento de pessoal e equipamentos associados, serviços de suporte de engenharia e logística para o Governo dos EUA e contratados, e outros elementos relacionados de apoio logístico.
Esta proposta de venda serve os interesses econômicos e de segurança nacional dos EUA, fornecendo ao Líbano recursos aéreos necessários para manter a segurança interna, a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança de Nações Unidas 1559 e 1701, e combater as ameaças terroristas.
A proposta de venda desses aviões irá fornecer ao Líbano, uma Plataforma de Apoio Aéreo Aproximado para enfrentar os desafios presentes e futuros e de segurança das suas fronteiras. O Líbano não deve ter dificuldade adicionar essas aeronaves às suas forças armadas.
A proposta de venda deste equipamento e apoio não irá alterar o equilíbrio militar básico na região.
Os contratantes principais serão:
- Sierra Nevada Corporação Centennial, Colorado
- BAE Systems Nashua, New Hampshire
- Pratt & Whitney East Hartford, Connecticut
- Terma América do Norte Arlington, Virginia
- L-3COM Sistemas Oeste Salt Lake City, Utah
Não existem acordos de compensação relacionados a essa venda.
Esta venda não exigirá nenhum pessoal adicional contratado do governo dos EUA ou dos EUA no Líbano. No entanto, viagens periódicas serão necessárias temporariamente para a avaliação do programa e suporte técnico.
Não haverá nenhum impacto adverso sobre a prontidão de defesa dos EUA, como resultado desta proposta de venda.
Este aviso de uma potencial venda é exigido por lei e não significa que a venda foi concluída.
FONTE: DSCA