A Autoridade de Aviação Civil (CAA) do Reino Unido autorizou o retorno da operações com os helicópteros Super Puma no Mar do Norte
Após o acidente fatal envolvendo o Super Puma AS332L2 G-WNSB da CHC, em 23 de agosto, os operadores britânicos já retornaram ao serviço com os seus helicópteros.
Na quinta-feira, 29 de agosto, a CHC voltou a operar normalmente seus Eurocopter Super Puma AS332L2 no transporte para as plataformas de petróleo no Mar do Norte. No mesmo dia, a Bond Offshore Helicopters voltou a operar sua frota de EC225 na escala de serviço com a ressalva de que só iria usar a sua frota de AS332L2s para operações de não-passageiros (manutenção, posicionamento e instrução de voo).
Em 30 de agosto, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido declarou: “Nós analisamos e avaliamos as evidências disponíveis, incluindo as informações já publicadas pela AAIB (Air Accident Investigation Branch), e as informações detalhadas fornecidas pelos operadores. Nossa equipe de especialistas inclui pilotos com experiência de voo com o AS332 L2 Super Puma no Mar do Norte”. “Com base em todas as informações disponíveis no momento, não acreditamos que o acidente foi causado por um problema técnico ou de navegabilidade, e consideramos que a decisão dos operadores para retomar os voos com o Super Puma é apropriado. Nós não permitiriamos o retorno ao serviço, se não fosse seguro fazê-lo. Reveremos a nossa posição se houver novas evidências”.
A Air Accident Investigations Branch (AAIB) afirmou que o gravador de voz e dados do helicóptero foi recuperado para análise. Em 29 de agosto, a AAIB declarou: “As informações preliminares indicam que a aproximação prosseguiu normalmente até cerca de três qmilhas da pista, quando houve uma redução de velocidade acompanhada por um aumento da taxa de descida”.
Até o momento a causa do acidente não foi tornada pública.
FONTE: R&W