O primeiro, dos cinco helicópteros Super Lynx Mk95 da Marinha Portuguesa, que se encontram em processo de modernização nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, realizou com sucesso o primeiro voo de teste, no última sexta-feira (14).
Os cinco Super Lynx Mk95 atingiram em 2015 a condição de meia-vida, após 23 anos de operação, tornando-se necessário realizar a modernização de alguns sistemas, aviônicos e os motores.
A Marinha Portuguesa assinou em 21 de julho de 2016 um contrato com a Leonardo Helicopters para a modernização dos helicópteros, tendo sido iniciado o projeto de modernização em setembro do mesmo ano.
Os cinco helicópteros estão passando por modificação estrutural decorrentes da instalação de novos motores. Na área dos aviônicos, estão sendo efetuados upgrades dos sistemas de navegação, sendo introduzidos sistemas atualizados de navegação inercial.
Também serão substituídos o painel de instrumentos e d atual guincho de salvamento (Hoist), por um guincho elétrico de maior capacidade, bem como a instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
O primeiro Super Lynx Mk95A tem a sua entrega à Marinha Portuguesa prevista para o final do 1º semestre deste ano.
A Marinha Portuguesa opera o Super Lynx Mk95 desde 1993.
NOTA do EDITOR: O processo de modernização do Super Lynx Mk95 é muito similar ao do nosso Super Lynx Mk21B.
FONTE E FOTOS: Marinha Portuguesa