O contrato existente para locação de 14 Gripens, feitos pela Saab, expira em 2014 e a República Tcheca está sob pressão para encontrar um substituto mais barato ou uma extensão do contrato.
“A oferta atual é muito mais vantajosa do que a original, o custo foi reduzido em cerca de um bilhão (coroas)”, disse o Ministro da Defesa, Alexandr Vondra.
Isso significa que o novo custo para a prorrogação, por mais 10 anos, do contrato de locação é de 14 bilhões de coroas (aproximadamente US$ 721 milhões). A oferta anterior era de 15 bilhões.
O Primeiro-Ministro Petr Necas vem pressionando os suecos desde julho, ameaçando de preparar uma concorrência para escolha de um novo fornecedor, a menos que a Suécia melhorasse a sua oferta até novembro.
Vondra deve revelar os detalhes desta oferta em uma reunião do Conselho Nacional de Segurança. Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que não iria comentar o assunto até que este seja discutido no Conselho.
Os tchecos arrendaram os Gripens em 2004 por 10 anos, em um contrato de leasing no valor de 19,6 bilhões de coroas. O governo está buscando ampliar o contrato para um período maior, enquanto aguarda uma decisão sobre o futuro, a longo prazo, de sua força aérea.
FONTE: Reuters
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval