Por Tim Martim
MADRID – Depois de ingressar e depois deixar o Future Combat Air System (FCAS), liderado pelo Reino Unido, os militares suecos estão adiando a decisão sobre o seu caminho para um caça a jato de próxima geração até 2031, depois de poderem avaliar os “riscos e possibilidades” com abordagens diferentes, disse hoje um oficial.
Três opções estão sobre a mesa para Estocolmo: “construir um sistema, desenvolver um sistema com alguém, ou… adquirir um sistema”, disse o oficial, falando sob as Regras da Chatham House na Conferência Internacional de Caças aqui em Madrid. “É uma questão em aberto.”
“Tivemos cooperação bilateral e trilateral com a Grã-Bretanha e também com a Itália no programa FCAS”, disse o responsável. “Abandonamos isso há cerca de um ano e iniciamos alguns estudos nacionais, conectando quais capacidades são necessárias para o futuro.” O responsável recusou-se a comentar a razão pela qual a Suécia encerrou a colaboração com o Reino Unido e a Itália.
Até agora, as autoridades não tomaram uma decisão sobre uma data de capacidade operacional inicial (COI) para o que quer que escolham para um caça de próxima geração, mas uma ampla gama de atividades de planejamento informará a decisão de aquisição de 2031.
Indicando algum nível de controle desejado pela Suécia sobre o cronograma da próxima geração, o oficial disse que a Fase 1 cobrirá a exploração de conceito entre 2023 e 2025, na Fase 2 irão abordar o desenvolvimento de conceito e tecnologia entre 2026 a 2030. Análise operacional, conceitos de sistema e demonstradores de aeronaves estão entre as principais linhas de esforço incluídas nas duas fases. As atividades de desenvolvimento tecnológico ocorrerão entre 2023 a 2030, enquanto o planeamento dos demonstradores terá início em 2026.
A divulgação do planejamento do programa de longo prazo ocorre depois que a Agência Sueca de Materiais de Defesa (FMV) confirmou em setembro que estava priorizando futuros estudos de caças e “apuração de fatos”, enquanto a Saab também disse que quer ser um “ator” no programa. que idealmente incluiria um papel como integrador de “sistemas de sistemas”.
O programa Future Combat Air System (FCAS) francês, alemão e espanhol, também conhecido como SCAF, e o Global Combat Air Program (GCAP) liderado pela Itália, Japão e Reino Unido, anteriormente conhecido também como FCAS, se comprometeram com um sistema de abordagem de sistemas, onde o desenvolvimento de um caça de próxima geração lhes permitirá controlar aeronaves, efetores e sensores auxiliares de uma forma que os caças anteriores não foram capazes.
Espera-se que o GCAP esteja em serviço a partir de 2035, com o FCAS cinco anos depois.
“Uma coisa que não foi decidida na Suécia é o COI para o caça da próxima geração, portanto isso é um grande desafio porque precisamos ser agnósticos. Não podemos olhar apenas para um nível tecnológico e alinhar esse desenvolvimento com o tempo do COI”, disse o responsável. Ele acrescentou que os “riscos” e as “possibilidades” devem ser ponderados para que uma decisão de aquisição possa ser tomada, incluindo o papel que o governo e a indústria suecas desempenhariam no desenvolvimento.
“O que aconteceu é que tomamos a decisão de entrar totalmente numa fase de conceito do sistema de próxima geração, que a aprovação aconteceu na semana seguinte ao meio do verão deste ano”, explicou o responsável. “Então o que faremos é entregar conceitos, tanto no sistema de um novo caça, quanto no nível de sistema de sistema. Precisamos fazer atividades de desenvolvimento e integração tecnológica. Precisamos desenvolver a competência nacional tanto do lado do governo, como também do lado da indústria.”
A Suécia tem tempo a seu favor para deliberar sobre qual caminho seguir para uma futura aquisição de caças, já que o Gripen E da Saab, a espinha dorsal da Força Aérea Sueca, deverá ser operado até 2060. Espera-se que as aeronaves Gripen C/D mais antigas sejam aposentadas entre 2035 e 2040, ou mais, por causa da guerra na Ucrânia, segundo o responsável.
Mas adiar até o final da década para assumir um compromisso firme de aquisição de futuros caças, corre o risco de perder influência industrial sobre os requisitos de design do GCAP ou do FCAS, se Estocolmo decidir aderir a um ou outro, embora os oficiais de cada programa tenham frequentemente enfatizado que continuam estar aberto a novos parceiros.
Nessa frente, o Reino da Arábia Saudita continua a manifestar interesse em aderir à GCAP, embora o Reino Unido tenha afirmado que “não existe um calendário definitivo” associado à tomada de uma decisão sobre o potencial envolvimento de Riade. Em outros lugares, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou em junho que a Bélgica iria aderir ao FCAS.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense