Suécia pede à Saab para estudar ‘conceitos de futuros caças’

Um futuro caça eventualmente sucederá aos caças Gripen E da Força Aérea Sueca, mas a “apuração de fatos” continua para apoiar uma decisão de aquisição.

Por Lee Ferran

WASHINGTON – Os militares suecos pediram à gigante de defesa local Saab que conduzisse “estudos conceituais para futuros sistemas de caça”, anunciou hoje a empresa.

“Isso inclui estudos conceituais de soluções tripuladas e não tripuladas em uma perspectiva de sistema, desenvolvimento de tecnologia e demonstrações”, disse a Saab em comunicado à imprensa. A empresa com sede em Estocolmo disse que trabalharia com agências governamentais e parceiros da indústria no estudo.

Micael Johansson, CEO da Saab disse que já fazia parte de um estudo inicial da Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV), mas disse que esperava que a agência “avançasse agora com um estudo mais abrangente e investisse mais dinheiro nele para que possam testar e simular coisas”.

Gripen E da Força Aérea da Suécia

Semanas depois desses comentários, um funcionário falando na Conferência Internacional de Caças em Madri disse ao público que a Suécia planejava adiar a decisão sobre como abordar suas futuras necessidades de caças até 2031 e, enquanto isso, avaliaria os “riscos e possibilidades” de abordagens diferentes.

Três opções estão sobre a mesa: “construir um sistema, desenvolver um sistema com alguém ou… adquirir um sistema”, disse o funcionário, falando sob as Regras da Chatham House . “É uma questão em aberto.”

A Saab, ao que parece, foi contratada para responder pelo menos parte dessa questão.

Durante algum tempo, a Suécia fez parte do Future Combat Air System (FCAS), liderado pelo Reino Unido, mas interrompeu a sua participação. O FCAS é uma das várias iniciativas internacionais concorrentes para explorar conceitos de “sistema de sistema” de próxima geração, nos quais um novo caça desempenha um papel central num esforço de combate multiparte.

A Suécia, no entanto, não tem a maior pressa ao avaliar as suas opções; Espera-se que os Gripens fabricados pela Saab que voam agora sejam capazes de servir nas próximas décadas .

“Não temos necessidade imediata de um novo caça, o que talvez seja diferente para outras nações”, disse o general Lars Helmrich, diretor de sistemas aéreos e espaciais da Administração Sueca de Materiais de Defesa, em um evento organizado pela Força Aérea Sueca em Paris em junho de 2023. “Queremos começar cedo [para fins de planejamento] e estar melhor posicionados para quando precisarmos decidir o próximo caça. É uma questão de ritmo.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Sair da versão mobile