Suécia oferece caças Gripen para Croácia

Saab Gripen C da Força Aérea Tcheca

Representantes da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e da Embaixada da Suécia na Croácia entregaram às autoridades croatas a proposta de governo a governo, para 12 novos caças Gripen C / D.

Paralelamente à proposta da Suécia, a Saab está oferecendo um pacote de cooperação estratégica feito sob medida que impulsionará a indústria de defesa croata e beneficiará a segurança croata ao construir uma parceria de longo prazo com setores estratégicos.

Gripen C/D da África do Sul

“A Suécia e a Saab estão oferecendo uma solução abrangente e de longo prazo para a segurança interna da Croácia que protegerá o povo e as fronteiras da Croácia nas próximas décadas. Se a Croácia escolher o Gripen, a Saab estará pronta para transferir know-how e tecnologia e estabelecer um Centro Regional de Serviços Aeronáuticos e de Suporte na Croácia. Isso desenvolveria uma cooperação de longo prazo com a indústria de defesa local, bem como com o setor acadêmico, gerando cerca de 500 empregos de alta tecnologia”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronáutica.

O Gripen C / D é um caça multifuncional moderno e comprovado que usa a tecnologia mais recente e executa uma ampla gama de missões ar-ar, ar-solo e de reconhecimento. A aeronave está em serviço operacional com as forças aéreas da Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.

Gripen C húngaro

Os caças Gripen das Forças Aéreas Tcheca e Húngara participam regularmente das operações e exercícios da OTAN, provando a total interoperabilidade do caça com a OTAN. O Gripen C / D está à frente de seus oponentes por meio de uma evolução contínua de seus sistemas e das armas que pode usar, e o caça permanecerá operacional por décadas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Saab

Sair da versão mobile