Por Aaron Mehta
WASHINGTON – O Departamento de Estado dos EUA anunciou hoje que autorizou duas potenciais vendas de helicópteros UH-60M Black Hawk para a Suécia e a Áustria .
Os pacotes propostos são para 12 helicópteros fabricados pela Sikorsky cada. O pacote da Suécia tem um preço estimado em 900 milhões de dólares, enquanto o da Áustria é estimado em 1,05 bilhões de dólares, de acordo com um anúncio da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA).
Os anúncios publicados no site da DSCA não são vendas finais. O Congresso ainda pode opinar e se opor à venda, embora isso seja improvável aqui. Mais importante ainda, as quantidades finais e os totais em dólares podem mudar durante as negociações.
A diferença de preço entre os dois pacotes provavelmente se deve ao pedido da Áustria de uma série de peças e peças adicionais para os seus sistemas. Por exemplo, a Áustria está buscando 30 “Sistemas de Posicionamento Global Embutidos H-764U com Navegação Inercial (EGI) com módulos anti-spoofing de disponibilidade seletiva exclusivos do país”, algo que o pacote da Suécia não inclui. A Áustria também procura um “kit VIP” e um carregador USB, talvez uma indicação de que estes poderiam ser usados para transportar VIPs pelo país.
A Áustria, não membro da OTAN, opera atualmente o que é designado como S-70A Black Hawk, que um site do governo diz ser “especialmente adaptado às necessidades das Forças Armadas Federais Austríacas”. Existem nove atualmente em serviço, com mais três encomendados antes do anúncio de hoje.
A Suécia, o mais novo membro da OTAN, opera atualmente 15 UH-60Ms, com o mais novo entregue em 2012. Em novembro de 2022, Estocolmo cancelou a aquisição em andamento do helicóptero naval NH90 produzido pela NHIndustries; não está claro se a ideia é usar esses novos UH-60 para preencher a lacuna deixada por esse esforço fracassado.
Um porta-voz da Sikorsky disse que a empresa está “pronta para apoiar a Áustria, a Suécia e os Estados Unidos na aquisição entre governos de 24 helicópteros UH-60M, adicionando 12 aeronaves às frotas de ambos os países. O Black Hawk multi-missão continuará a apoiar operações críticas na região, incluindo segurança fronteiriça, transporte de tropas, ajuda humanitária e em catástrofes, e esforços de busca e salvamento, bem como fortalecerá uma maior interoperabilidade militar.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense