Voos de grande complexidade, como os 100% autônomos, foram executados tanto de dia quanto à noite, e demonstraram a capacidade de acompanhamento de comboios, a utilização de sensores EO/IR, a precisão em pousos, bem como a execução de missões à longa distância empregando transferência tática entre estações de controle terrestres móveis e estacionárias da Saab.
A função de segurança incorporada ao Skeldar V-200 confirmou a adoção de comportamentos de contingência, nos casos de perda de links, incluindo navegação autônoma, de acordo com parâmetros pré-definidos, bem como autonomia completa no pouso e desligamento total. Além disso, os testes avaliaram também um motor de combustível pesado, sendo que uma versão mais avançada do motor original movido a combustível de aviação foi entregue e liberada para testes de voo.
“O Skeldar V-200 estabeleceu mais um marco em seu programa”, declarou Mikael Franzén, Diretor da área de Sistemas Táticos Não-Tripulados, na Saab. “A combinação entre a possibilidade de usar dois tipos de motores, um projeto modular de carga e o fato de incorporar e usar diferentes sistemas de datalinks conferem ao Skeldar uma efetiva capacidade para múltiplos empregos e flexibilidade que lhe permite ser bem sucedido em suas missões tanto em terra como no mar”, concluiu.
Além dos testes de voo, foram realizadas ainda várias demonstrações bem sucedidas a possíveis clientes.
Sobre a Saab
A Saab atende o mercado com produtos líderes mundial, serviços e soluções que vão desde a defesa militar até a segurança civil. A Saab mantém operações e funcionários em todos os continentes e constantemente desenvolve, adota e aperfeiçoa novas tecnologias para atender às necessidades de seus clientes.