Por Guilherme Wiltgen
Entre os dia 04 e 08 de novembro, o Navio-Patrulha Oceânico Araguari (P 122), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (3º Distrito Naval), foi submetido a Vistoria de Segurança da Aviação, estática e dinâmica, conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), a fim de verificar sua eficiência na condução das operações aéreas.
O SIPAAerM é subordinado a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), que é o orgão responsável em realizar as atividades normativas, técnicas e gerenciais relacionadas com a Aviação Naval, que vão conduzir os trabalhos a bordo.
A VSA é uma atividade de prevenção que tem como propósito identificar perigos na operação aérea, emitir Recomendações de Segurança e definir se a OM está em condições satisfatórias para conduzir as operações aéreas com segurança.
Nessa ocasião, o Araguari operou com a aeronave AH-11B Wildlynx N-4001, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), desdobrado da Fragata União (F 45), que se encontra em operação nessa área.
Foram executadas as atividades de pouso e decolagem a bordo, pick up e vertrep (com içamento e arriamento de cargas) e simulações de incidentes/acidentes aeronáuticos no navio e no mar, de forma a permitir que o P 122 continue a operar com segurança as aeronaves da Marinha.
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) também esteve a bordo e fez a Requalificação das Equipes de Manobra e Crash (EQMAN), contribuindo também para manter o elevado o grau de aprestamento dos militares do navio subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval (3º DN), visando à segurança das atividades aéreas.