Anaheim, Califórnia – A Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin, revelou hoje seu plano para construir, testar e voar um demonstrador de decolagem e pouso vertical híbrido-elétrico (HEX / VTOL) com configuração de asa inclinada.
O projeto é o primeiro de uma série de grandes aeronaves VTOL de próxima geração – variando de helicópteros mais tradicionais a configurações com asas – que contarão com vários graus de eletrificação e um sistema avançado de autonomia para o voo opcionalmente pilotado.
“Nunca paramos de inovar na Sikorsky”, disse o presidente da Sikorsky, Paul Lemmo. “A autonomia e a eletrificação trarão mudanças transformacionais na segurança de voo e na eficiência operacional de grandes aeronaves VTOL. Nosso programa de demonstração HEX fornecerá informações valiosas à medida que olhamos para uma futura família de aeronaves construídas em escala e configurações preferidas, relevantes para clientes comerciais e militares.”
O programa HEX valorizará o alcance superior a 500 milhas náuticas em alta velocidade, menos sistemas mecânicos para reduzir a complexidade e menores custos de manutenção.
A Sikorsky Innovations, o grupo de prototipagem da empresa, e a GE Aerospace estão finalizando projetos para construir um banco de testes de sistemas de energia elétrico-híbridos com um motor elétrico de 600 kW. A plataforma de teste é um primeiro passo para avaliar o desempenho de voo pairado do demonstrador HEX subsequente – uma aeronave de peso bruto máximo de 9.000 libras com turbogerador da classe de 1,2 MW e eletrônica de potência associada.
“Dentro do pilar elétrico da Sikorsky, estamos projetando motores elétricos, eletrônica de potência e nosso próprio hardware e atuação de gerenciamento de veículos”, disse Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations. “O HEX irá integrar esses componentes, mostrar a crescente maturidade do nosso sistema MATRIX™ de autonomia e o potencial para sistemas livres de manutenção. Ver os resultados nos levará a projetos gerais mais eficientes.”
A Sikorsky Innovations foi formada em 2010 para superar desafios tecnológicos relacionados à velocidade, autonomia e inteligência de asas rotativas. Saiba mais sobre as conquistas da equipe de engenharia nessas áreas de foco tecnológico e seu novo foco em eletrificação e automação.