San Diego em 30 de janeiro de 2022 – “Adoramos apoiar parceiros e aliados como o Brasil, queremos deixá-los orgulhosos! Pessoalmente, estou entusiasmado com a utilização do V-BAT 128 para aplicações que vão desde combate a narcóticos, segurança marítima e monitoramento de plataformas de petróleo e oleodutos, até segurança e gerenciamento de florestas tropicais. Espero que possamos ver o V-BAT voando para cima e para baixo no rio Amazonas. O Brasil merece os melhores sistemas não tripulados e estamos honrados em desempenhar esse papel. Nossos excelentes parceiros, VSK Tactical e Contingent Global, compartilham nosso objetivo de deixar o Brasil orgulhoso e ajudar a fornecer valor revolucionário para nossos usuários finais. Este é apenas o começo!” disse Brandon Tseng, ex-SEAL e cofundador da Shield AI.
A Shield AI, que é uma empresa de tecnologia de defesa que usa software de direção autônoma para permitir que equipes colaborativas de aeronaves não tripuladas operem em ambientes sem GPS e RF, anunciou que assinou um contrato com a VSK Tactical, por meio do revendedor e facilitador Contingent Global, para fornecer ao Brasil sistemas de aeronaves não tripuladas V-BAT 128.
“A VSK acredita que o V-BAT é a plataforma perfeita para monitorar e fazer a vigilância de extensas áreas de fronteiras brasileiras, com densas áreas de florestas, inúmeras áreas de espaços aquáticos como lagos, lagoas, rios, praias e regiões litorâneas, além de auxiliar na ‘Homeland Security’ no cumprimento de suas atribuições e Planos de Segurança Pública”, disse Vinicius Bocaiuva, CEO da VSK. “O V-BAT é uma ferramenta única de inteligência, operacional e investigativa, que possibilita operações em todo território de tamanho continental, incluindo a Amazônia Legal e a Amazônia Azul”.
O contrato foi assinado na fábrica de V-BAT em Dallas, Texas, em 21 de janeiro. Ainda este ano, a Shield AI e a VSK Tactical vão fazer demonstrações de V-BAT no Brasil, tanto em terra quanto no mar, para o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil.
O V-BAT, com seus recursos de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) inovadores e de recursos de longa duração, é diferente de qualquer UAS no mercado. Impulsionado por um único ventilador com duto e vetor de empuxo, ele decola e pousa no estilo de um foguete da SpaceX. Sua logística é totalmente operacional e cabe na caçamba de uma caminhonete ou dentro de um helicóptero Black Hawk, reduzindo significativamente o custo total da capacidade.
Os clientes dos EUA e internacionais veem o V-BAT como uma plataforma flexível e econômica, capaz de realizar missões de UAS do Grupo 2 a UAS do Grupo 5.