O Seminário Internacional “13 ANOS DO BRASIL NA MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas”, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador, contará, como parte de sua programação, com três demonstrações operativas, sendo duas em terra e uma no mar.
As ações, que acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro, irão simular situações reais em uma operação de paz da ONU, empregando lanchas, helicópteros e armamentos orgânicos do Corpo de Fuzileiros Navais.
As ações em terra serão divididas em: Demonstração do Uso Gradual da Força e Pista de Tiro de Combate. O propósito deste tipo de adestramento é preparar a tropa para a utilização do emprego da força, de qualquer tipo, em último caso, quando todos os meios pacíficos de resolução de pendências (negociação, persuasão, etc.) falharem.
Já a demonstração no mar comportará Operações de Interdição Marítima, demonstrando de que forma a Força colabora com os serviços de repressão ao contrabando, descaminho e ao comércio ilícito.
O Subsecretário-Geral do Departamento das Operações de Paz da ONU, Jean Pierre Lacroix, é uma das autoridades confirmadas no evento e concederá uma entrevista coletiva para os jornalistas presentes, no dia 28 de novembro. Após a demonstração operativa, a imprensa será convidada a embarcar junto ao secretário em uma lancha com destino à Ilha de Mocanguê, em Niterói – RJ, onde está baseada a Esquadra Brasileira. O objetivo é visitar o próximo navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).
O evento também contará com a presença do Secretário de Assuntos Estratégicos, Hussein Ali Kalout, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, além de antigos Comandantes de Força da MINUSTAH e diversas outras autoridades, nacionais e internacionais, com vasta experiência no tema “Missões de Paz da ONU”.
Promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Seminário Internacional “13 ANOS DO BRASIL NA MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas” marca o encerramento da Missão de Paz no Haiti e tem por propósito analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.