Por Guilherme Wiltgen
Hoje o Sea King Mk7 fez a sua última missão pela RN, controlando o Hawk do 736 Naval Air Squadron na Royal Air Station Culdrose, que em breve será realizado pelo Merlin Crowsnest, trabalhando com estes caças e, em breve, também com o F-35 de quinta geração.
O MK7 foi apelidado de “Baggers” por causa da configuração do radar Searchwater 2000 instalado num dispositivo de Kevlar, que fica na lateral direita da aeronave que, após inflado, é baixado em voo.
O Merlin Mk2 (que realiza Anti-submarine Warfare and Airborne Surveillance and Control) será uma parte essencial do Grupo Aéreo dos novos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth (QEC), sendo capaz de detectar ameaças acima, abaixo e na superfície do mar.
Despedida do Sea King Mk7
Com quase 50 anos de serviço ativo, os últimos helicópteros Sea King serão retirados de serviço. O Mk7 (ASaC – Airborne Surveillance and Control) serviu bem à Marinha Real Britânica e, antes de passar o bastão ASaC para o Merlin Mk2, os helicópteros vão realizar um voo de despedida na próxima terça-feira (18) na região de Cornwall e Devon.
FOTOS: RN