Um grupo de técnicos da empresa SAAB e integrantes da Força Aérea Brasileira, visitaram a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), no dia 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ). O propósito foi apresentar o estudo técnico inicial de viabilidade das aeronaves Sea Gripen, realizado pela empresa sob a ótica da execução do projeto de modificações necessárias para a adaptação das aeronaves Gripen NG à operação embarcada.
A comitiva foi recepcionada pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo. Foram apresentados dados técnicos, colhidos e analisados pela SAAB, e a sua conclusão, confirmando a possibilidade de que uma futura versão naval da aeronave Gripen NG, que possa operar, com segurança, a bordo do Navio Aeródromo São Paulo (A 12).
Ainda de acordo com as estimativas iniciais, a expectativa de similaridade entre os modelos Gripen NG e o Sea Gripen ficará em torno de 90 a 95%, que traria benefícios relativos à manutenção e treinamento.
O Diretor de Aeronáutica da Marinha ressaltou a importância do Projeto F–X2 para a transferência de tecnologia, fomento da cadeia produtiva e aumento da autonomia do País na área de Defesa. Destacou, ainda, que o desenvolvimento do Sea Gripen consolidaria um processo de transferência de tecnologia, confirmando a capacitação da Indústria de Defesa Nacional.