A Safran Serviços de Engenharia foi selecionada como integrador de sistemas para a modernização de aviônicos dos AS350 L1 Esquilo e AS550 Fennec do Exército Brasileiro.
Selecionada pela Helibras, também inclui o fornecimento do projeto de instalação e integração plena de aviônica de múltipla comunicação e sistemas de navegação, incluindo um novo glass cockpit da Sagem e a integração do sistema de piloto automático para os helicópteros.
O gerente geral da Safran Serviços de Engenharia, Ricardo Varela, disse que a empresa está totalmente empenhada em apoiar a Helibras sobre o projeto estratégico através de sua engenharia e de sua capacidade de certificação, também está visando estabelecer uma parceria de longo prazo.
O vice-presidente sênior de Programas Safran Brasil, Gérald Farrenc, disse: “Esta seleção é o primeiro contrato só de engenharia da Safran no Brasil e amplia a nossa parceria de longo prazo com a Helibras, já desenvolvida através da Turbomeca e da Sagem.”
Os helicópteros Esquilo e Fennec da Aviação do Exército estão atualmente passando por um programa de modernização, que está sendo realizada nas instalações da Helibras, em Itajuba.
Iniciado em janeiro de 2012, o programa dispõe da instalação do sistema digital DVCS6100 ICS da Becker Avionics, Glass Cockpit com três display’s, AFCS (Automatic Flight Control System) e novos equipamentos de comunicação e navegação, em um total de 36 helicópteros.
Novos assentos da tripulação, com absorção de energia, recursos de ajuste de altura e melhor proteção balística vão promover maior segurança, bem como novos sistemas de armas também estão sendo integrados como parte do programa, que está previsto para ser concluído em 2018.