A Saab recebeu um contrato da Swedish Defense Materiel Administration (FMV), para realizar a integração do míssil Meteor, fabricado pela MBDA, no caça Gripen E.
O contrato com a FMV para a integração do sistema de míssil BVR, está avaliado em torno de US$ 29,3 milhões.
A Saab informou que o presente contrato é um adicional ao firmado com a FMV em Fevereiro, para o desenvolvimento e modificação do Gripen E, o caça multi-função produzido pela Saab e que foi recentemente selecionado para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB).
“A ordem adicional assegura a implementação da integração do sistema de armas Meteor no Gripen E”, disse Ulf Nilsson, chefe da unidade de produtos do Gripen. “Isso também confirma a posição do Gripen como um sistema de combate líder, com um design flexível, que oferece grandes possibilidades para integrar novas capacidades”.
O Meteor, que é fabricado pela MBDA com sede na França, foi desenvolvido no âmbito de um projeto colaborativo que envolve a Suécia, França, Itália, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha. No final de junho 2013 a Saab, em cooperação com FMV, realizou o primeiro teste de lançamento da configuração de produção em série do Meteor.