Como parte de uma campanha maior de testes climáticos, a Saab levou o Gripen E para o norte da Suécia neste inverno e realizou vários testes, onde tudo correu bem e provando que o clima severo não é páreo para o Gripen E. O objetivo dos testes foi testar como o Gripen E opera nesse tipo de clima com relação à manutenção, partidas normais, voos, pousos e freios em um pista de pouso naturalmente coberta de neve e gelo.
O tempo e as condições estavam do nosso lado e pudemos realizar várias partidas e vôos normais em temperaturas que variavam de -20º a -26º graus. O resultado foi acima das expectativas e temos muitos dados realmente valiosos para analisar, diz Katarina Milososka, coordenadora de aeronaves de teste da Saab Aeronautics e responsável pela campanha em Vidsel.
O teste de clima frio faz parte de uma campanha maior de testes climáticos para o Gripen E, chamada campanha climática mundial. A seguir, são apresentados os testes de clima quente na Suécia, seguidos pelos testes de umidade e calor no Brasil.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN