Caso a Suíça siga os planos de seu Governo em adquirir 22 caças Gripen E, a Saab é obrigada a promover negócios de valores equivalentes à indústria suíça, no mesmo valor do contrato do Gripen, que é o SIP (Swiss Industrial Participation). Mas este assunto precisa primeiro passar pelo Parlamento suíço.
Para o conselheiro do Estado de Zurique, Felix Gutzwiller (do partido FDP), o caso é claro:
“O Gripen parece estar em curso. Ainda tendo havido algum atraso no processo parlamentar, estou convencido de que a maioria dos parlamenteres irá eventualmente votar a favor do programa Gripen e assegurar a soberania do nosso espaço aéreo”.
Nas próximas semanas, a Saab vai visitar um total de dez localidades na Suíça, isendo três na região francesa, como Lugano. O objetivo é informar aos fabricantes regionais sobre as oportunidades para cooperação e encontrar novos parceiros comerciais. Ao mesmo tempo, os especialistas da Saab estão visitando as empresas-alvo diretamente, a fim de aprofundar as relações existentes e desenvolver novas.
“Buscamos parcerias viáveis comercialmentes, de longo prazo e com um impacto sustentável. Esse é um critério da Armasuisse. O trabalho precisa ser sistematicamente encaminhado e detalhado, o que gasta muito tempo.”, disse o vice-presidente da Gripen Suíça, Henry Johansson.
Pius Drescher, que representa os contratantes de defesa na associação industrial Swissmem, confirma a importância do SIP:
“A geração de volume de negócios para a indústria suíça deve sempre acontecer de maneira sustentável e efetiva, especialmente para a indústria de defesa e segurança”.
A Saab já concretizou, no final de 2012, negócios SIP no montante de 250 milhões de francos suíços, dos quais 200 milhões já foram aprovados pela Armasuisse. A Saab se comprometeu a entregar o valor de aproximadamente 300 milhões em SIP, antes do contrato do Gripen ser assinado. A empresa anunciou recentemente que vai estender sua base de fornecedores do Gripen na Suíça visando desenvolver e produzir componentes importantes do Gripen E, tais como: A fuselagem traseira, os pilones (cabides de armas), o cone de cauda, os freios aerodinâmicos e os tanques alijáveis de combustível. O valor desse contrato representa 200 milhões de francos suíços e 500.000 horas/homem trabalhadas.
Uma das empresas que se pronunciaram na Câmara de Comércio de Zurique foi a Sauter Bachmann, que já vem trabalhando a alguns anos de forma eficaz junto a GE Aviation, inicialmente, como parte do programa de aquisição do caça F/A-18. No futuro, essa cooperação vai se estender para o programa do Gripen, pois a GE Aviation é uma empresa parceira da Saab, fornecendo o motor do Gripen E.
“A GE Aviation vem trabalhando com a gente principalmente porque somos competitivos, mas também porque faz parte de uma relação trilateral com a Saab, o que significa que todos nós estamos nos beneficiando.”, disse o Diretor da Sauter Bachmann, Martin Bachmann.
Em fevereiro, a Sauter Bachmann e a GE Aviation concluíram um LTA (Long-Term Agreement) para a fabricação de componentes selecionados do motor F414 na Suíça, durante o período compreendido entre 2013 e 2017, em um contarto avaliado em 29 milhões de francos suíços.
FONTE e FOTOS: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval