A Saab, maior empresa de defesa da Suécia, planeja realizar reuniões com empresas indianas em outubro para desenvolver a fabricação de aviões de combate multifuncionais no país, disse um alto funcionário da empresa aqui. A Saab está na disputa por um contrato para fornecer cerca de 110 aviões de combate à Índia sob o programa Multi Role Fighter Aircraft (MRFA).
A Força Aérea Indiana, em abril de 2018, emitiu uma licitação inicial ou Request for Information (RFI) para o acordo de uma compra de bilhões de dólares. A Saab respondeu ao concurso inicial em julho de 2018 com o Gripen E MRFA. Mats Palmberg, vice-presidente de Parcerias Industriais e chefe da Campanha Gripen Índia, disse à PTI que a empresa realizou pesquisas para peças de aeroestruturas, como subconjuntos, peças usinadas e peças de chapa metálica. “O tour de avaliação da indústria ocorrerá por 10 dias em meados de outubro. Uma dúzia de PMEs indianas adequadas para a fabricação de sistemas será visitada por uma equipe composta por diferentes empresas Saab, fornecedores internacionais de sistemas chefiados por membros do Gripen na Índia.”, disse Palmberg no Dia da Inovação na Suécia.
As próximas reuniões com empresas indianas serão um acompanhamento do evento B2B (Business to Business) que a Saab realizou em Delhi há alguns anos. Palmberg disse que a Saab mantém discussões contínuas com os parceiros e fornecedores internacionais da empresa e com as empresas indianas. “Algumas discussões resultaram em memorandos de entendimento com a intenção mútua de trabalharmos juntos em uma base mais ampla na defesa e também na fase de execução do programa Gripen E na Índia”, disse ele. A empresa possui o Saab India Tech Center (SITC) em Hyderabad, que juntamente com a Tech Mahindra NSE -2,58% está realizando o trabalho de desenvolvimento do Gripen.
A Saab também possui uma empresa em conjunto com a Aequs em Belgaum para submontagens. “Também temos contratos com fornecedores de peças de máquinas e chapas metálicas. Todos esses produtos são exportados da Índia para nossos programas comerciais com a Airbus e a Boeing. Estamos trabalhando ativamente para aumentar e ampliar o fornecimento da Índia para aumentar os níveis de volume, bem como sua complexidade”, disse Palmberg. A Saab afirma que o Gripen E é o caça mais moderno. “A oferta do Gripen E também consiste na transferência mais abrangente de pacotes de recursos focados na criação de recursos na Índia para projetar, desenvolver, produzir e manter uma moderna plataforma de sistema de combate de ponta.”
O desenvolvimento desses recursos exigirá substanciais investimentos da Índia e de parceiros internacionais. Investimentos precisarão ser feitos em instalações, treinamento, máquinas etc. “, afirmou Palmberg.
FONTE: The Economic Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN