A Saab está oferecendo seu caça Gripen à Força Aérea Colombiana (FAC), para substituir sua frota de caças Kfir, fabricado pela israelende IAI (Israeli Aerospace Industries).
Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronautics, disse durante a Feria Aeronáutica Internacional (F-AIR), na Colômbia, que a companhia ofereceu 15 Gripen, sendo 12 da versão “E” (Monoplace) e 3 da versão “F” (Biplace). A Colômbia está procurando por um caça multimissão de superioridade aérea e, segundo ele, o Gripen se encaixa perfeitamente nos requisitos colombianos.
Hjelm disse que ainda era cedo para dizer onde a Saab vai construir o Gripen para a Colômbia, mas acrescentou que a Saab usaria as instalações existentes no Brasil e na Suécia, no caso da empresa sueca seja a escolhida para fornecer o Gripen para a Colômbia.
A Saab, disse ele, está oferecendo um pacote de transferência de tecnologia muito abrangente, já que ela sabe que a Colômbia quer que a sua indústria aeronáutica dê um passo adiante.
A Saab espera a concorrência da Lockheed Martin, com o seu F-16 Fighting Falcon Block 70, a Eurofighter com o Typhoon e a IAI está oferecendo o Kfir Next-Generation (NG).
A Força Aérea Colombiana opera hoje o Kfir Block 60.