Um granizo leve cai quando o piloto do 171º stridsflygdivision (Esquadrão de Caça) sinaliza para acionarem a unidade de potência auxiliar (APU) com um flash da luz de posição em seu caça JAS 39C Gripen. O sinal é retornado rapidamente do técnico responsável pela aeronave, seguido de perto pelo uivo característico do APU do Gripen. O som abafa todas as possibilidades de fala normal, mas os técnicos e mecânicos usam proteção auditiva com um sistema de comunicação embutido.
O APU fornece à aeronave energia, pressão hidráulica e refrigeração eletrônica, garantindo que a aeronave seja auto-suficiente até que o motor Volvo RM12 esteja em funcionamento. Com a ajuda da APU, a aeronave realiza um autoteste de inicialização automatizado para identificar qualquer mau funcionamento enquanto o piloto prepara a configuração da cabine. Quando pronto, o piloto sinaliza para a partida do motor com dois flashes. Eles também são devolvidos pelo técnico e a inicialização do RM12 é iniciada. Logo depois, o Gripen começa a taxiar em direção à pista em uso, seguido por mais três jatos do mesmo esquadrão e outros quatro do 172º stridsflygdivision.
Um a um, eles desaparecem no céu escuro com os pós-combustores rugindo, enquanto os técnicos e mecânicos retornam ao calor do edifício do hangar.
Com sede em Ronneby, no sudeste da Suécia, o F 17 Blekinge flygflottilj (Ala da Força Aérea de Blekinge) abriga dois esquadrões do Gripen, o 171º stridsflygdivision (indicativo ‘Aquila’) e o 172º stridsflygdivision (indicativo ‘Gator’), bem como as duas organizações associadas de manutenção de aeronaves, a 21ª e a 22ª Flygunderhållskompani (Fighter Support Company). Devido à proximidade geográfica da F 17 com o Mar Báltico, a ala desempenha um papel crítico na proteção do espaço aéreo e das fronteiras da Suécia. O alerta de reação rápida (QRA) da Flygvapnet (Força Aérea Sueca) é baseado principalmente nesse local. A configuração usual em tempo de paz é um par de JAS 39 Gripen C com disponibilidade 24 horas por dia, 365 dias por ano.
O Helikopterflottiljen (ala de helicóptero das forças armadas) também possui suas versões navais das aeronaves HKP 14 (NH90) e HKP 15 (AW109), com base no F 17 e operadas pelo 3º Helikopterskvadron.
O 171º stridsflygdivision consiste em cerca de 30 pilotos e oficiais de apoio à missão (inteligência, guerra eletrônica, planejamento), uma mistura bastante típica para um esquadrão Gripen da Força Aérea Sueca. O 171º usa o Gripen C e o Gripen D, com o D de dois lugares usado principalmente para o treinamento de prontidão para combate (CRT) dos pilotos mais novos, prontos para o combate. O major Joakim Rasmusson, comandante do 171º stridsflygdivision, explicou: “Os pilotos mais jovens que ingressam no esquadrão têm cerca de 25 anos e os mais velhos têm cerca de 50, dando a eles 20 a 25 anos de experiência em pilotar um caça. Essa estrutura é importante para disseminar o conhecimento das táticas e da segurança de vôo para os mais jovens e não é algo que eu gostaria de mudar.”
A localização de F 17 coloca o esquadrão próximo às áreas de treinamento militar sobre o Báltico. “Cada piloto do esquadrão voa cerca de 120 horas operacionais por ano. Nossas áreas de treinamento são tão próximas que usamos um tempo mínimo de transição para chegar lá, o que significa que estamos em operação assim que decolamos”, disse Rasmusson. Quando perguntado sobre a pilotagem do Gripen, o CO disse: “A aeronave hoje é uma das mais competentes do mundo, sendo constantemente atualizada. Tem um HMI extremamente intuitivo [interface homem-máquina] e layout da cabine, tornando-o um sonho de voar. Parece que você veste a aeronave.
A Suécia optou por organizar as responsabilidades de técnicos e pilotos em duas unidades, o que significa que o oficial de comando de cada um pode se concentrar em uma área. Rasmusson resumiu: “Isso cria uma cultura de integridade e orgulho no trabalho realizado. Sou constantemente recebido por técnicos motivados da empresa de manutenção de aeronaves que realmente querem que a Flygvapnet tenha a melhor aeronave possível no ar.”
A 21ª flygunderhållskompani, empresa de manutenção de aeronaves consiste em três pelotões, dois para manutenção de aeronaves e um para munições e logística, com aproximadamente 70 funcionários. Os pelotões de manutenção de aeronaves são responsáveis pela manutenção do Gripens, seja trabalho programado, inspeções de calendário ou retorno. A divisão em dois pelotões permite que a empresa apoie melhor o conceito sueco de dispersar o Gripens em bases de estradas em tempos de guerra.
O pelotão de munições e logística, é responsável pelas armas usadas nos Gripens, bem como pelo equipamento dos pilotos. Também realiza inspeções programadas de manutenção e calendário de veículos, unidades de energia e assim por diante. O pelotão lida com todas as peças de reposição usadas pelos pelotões de manutenção de aeronaves para o Gripens. Todas as responsabilidades acima mencionadas significam que os funcionários da empresa têm antecedentes e conjuntos de habilidades variados, com uma mistura de competências amplas e profundas. Os regulamentos que cobrem a manutenção do Gripen são civis e militares, o que exige qualificações específicas antes que alguém possa trabalhar na aeronave. Isso geralmente significa muito tempo na sala de aula antes de começar a trabalhar na linha de vôo.
As Forças Armadas da Suécia retomaram o uso de recrutas, que fornece uma boa plataforma para recrutar técnicos. O comandante do 21º Flygunderhållskompani, major Christian Bertilsson, explicou: “Embora o esquadrão e a empresa de manutenção de aeronaves estejam divididos em duas unidades, tentamos trabalhar sempre com o mesmo objetivo, [obter o] efeito no alvo. Pelo planejamento conjunto, otimizamos nossos recursos e, desse modo, nos tornamos mais letais.” A empresa recebeu o Gripen A em 2002 e a última versão A foi substituída por um GripenC em 2006. As aeronaves atualmente operadas são todas modificadas para o padrão de software MS20.
A manutenção a longo prazo e a disponibilidade da frota de Gripen da Flygvapnet, a fim de ter caças com capacidade de missão na linha de vôo, quando necessário, é centralizada e programada pela equipe da Força Aérea localizada em Uppsala. O major Bertilsson disse: “Em todo momento, existem entre dez e 20 Gripens C e D sob nossos cuidados, tudo dependendo da manutenção programada, inspeções de calendário, modificações e exercícios”. O coordenador de manutenção enfrenta um desafio constante para manter as estruturas de aeronaves necessárias em condições de navegar e capazes de realizar exercícios, QRA e outros eventos que resultem em desgaste das estruturas de aeronaves e seus componentes. Além disso, a empresa não realiza toda a manutenção periódica profunda no local e precisa transportar a aeronave para outros locais (atualmente na F 7 Såtenäs e F 21 Luleå) e às vezes para o fabricante (Saab em Linköping). Bertilsson observou:
“Para mim, a manutenção de aeronaves se baseia em manter uma alta taxa de aeronaves com capacidade de missão e ainda ter uma empresa com um alto grau de resistência. Para conseguir isso, o trabalho em equipe é essencial. Independentemente da sua função na empresa, seu trabalho se esforça para atingir o mesmo objetivo. Independentemente de nossos diferentes sistemas de suporte, é tudo sobre os seres humanos fazendo seu trabalho. Trabalhos que precisam ser executados, independentemente da hora, dentro ou fora de casa, sol ou neve, guerra ou paz.”
Na semana da visita da AIR International, ao 171º stridsflygdivision havia sido solicitada a fornecer quatro Gripens na linha de vôo para cada uma das quatro missões pré-planejadas para a noite, o que significa que quando os hangares foram fechados, 16 vôos tiveram que ser realizados sem grandes problemas técnicos. Manter o Gripens na linha de vôo na escuridão não é muito diferente do dia, exceto que a comunicação visual fica um pouco mais complicada. Os sinais manuais diurnos são mudados para piscar usando luzes de posição e tochas ou bastões de luz. E a semana de vôo noturno também significa que a empresa passa a trabalhar em dois turnos. Bertilsson disse: “Geralmente não é necessário trabalhar em dois turnos, mas tentamos ter uma abordagem dinâmica, pois nossa principal missão é ter a aeronave disponível quando necessário, por exemplo, durante um exercício como este. O resto do F 17 e a Flygvapnet funcionam principalmente durante o dia, para não ficarmos isolados, nos dividimos em dois turnos esta semana.”
Na chamada, os deveres do turno é entregue aos mantenedores e aqueles que estão trabalhando na linha de vôo são divididos em pares com um técnico responsável. “Independentemente de sua função na empresa, todos são treinados e qualificados para serem assistentes de lançamento”, disse o tenente Kenneth Nilsson, técnico do Gripen. As aeronaves são entregues aleatoriamente aos pares, mas a Flygvapnet não usa um sistema com chefes de tripulação que possuem suas próprias aeronaves. O primeiro pré-vôo é realizado com mais frequência dentro do hangar. É um assunto formal e julga a aeronavegabilidade da aeronave pelas próximas 24 horas. Entre outras coisas, o nível de oxigênio do frasco do sistema de oxigênio de emergência para backup (BEOS, usado se o piloto tiver que ejetar acima de 9.843 pés / 3.000 m) é verificado, os níveis de fluido são monitorados, verificações de vazamentos e a pressão dos pneus. Tanques de combustível, grupos de designação a laser, grupos de reconhecimento e / ou mísseis ou bombas também são pendurados antes que a aeronave seja rebocada para a linha de voo. Chaffs e Flares são carregados quando a aeronave está posicionada na linha de voo. Uma vez lá, o Gripen é conectado ao sistema de comunicações terrestre e conectado ao sistema de reabastecimento. Logo acima do ponto de reabastecimento está o painel da equipe de terra. Isso abriga os controles para os técnicos executarem testes nos sistemas elétrico, hidráulico e de armas, além de supervisionarem o reabastecimento.
No geral, a aeronave é fácil de manusear, a fim de manter o tempo de resposta no mínimo. Nilsson observou: “O Gripen é projetado de acordo com demandas específicas com base nos requisitos operacionais da Força Aérea Sueca. Por exemplo, uma mudança muito rápida com rearmamento e reabastecimento, em qualquer base de estrada, com apenas um técnico e seis mecânicos, muito parecido com um pit stop na Fórmula 1. Em um dia normal, há apenas um técnico e um mecânico na linha de vôo para preparar um Gripen para outro voo de treinamento.” O par na linha de vôo responsável por um Gripen reporta o status da aeronave ao coordenador de resposta, que atua como ligação entre os técnicos, as operações de esquadrão e o coordenador de manutenção. Se surgir um mau funcionamento ou uma alteração tardia da carga, cabe ao coordenador resolver o problema.
Um a um, os Gripens taxiam em direção à linha, onde o técnico responsável pela aeronave específica o recebe com um bastão de luz vermelha para indicar ao piloto que eles estão onde deveriam estar. Um calço é colocado em frente ao trem de pouso direito e o Gripen é novamente conectado ao sistema de comunicações terrestre e conectado ao sistema de reabastecimento. Quando pronto, o piloto entrega a aeronave ao técnico responsável e destaca todas as falhas que ocorreram durante o voo. A checagem começa antes da próxima surtida com outro piloto.
O vôo noturno
O Flygvapnet conduz exercícios de vôo noturno organizado entre setembro e março desde os anos 50. Quinta-feira é normalmente o dia em que são realizados, para aliviar a carga de recursos e garantir a disponibilidade do controle de tráfego aéreo, comando e controle. Os esquadrões de caça na F 17 também aproveitam a oportunidade para fazer cenários com outras alas, nesta ocasião com esquadrões da F 7 Skaraborgs flygflottilj com sede em Såtenäs.
Quando a AIR International visitou, a ala F 17 realizava uma semana de vôo noturno. O tenente-coronel Robert Krznaric, comandante de esquadrão da 172. stridsflygdivision, explicou: “A principal razão para isso é que os esquadrões de combate recebem uma quantidade concentrada de treinamento para estar operacional e combater 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem restrições, ao mesmo tempo mantendo um alto nível de segurança de vôo. Durante uma semana de vôo noturno com uma alta taxa de disponibilidade de aeronaves, um esquadrão pode ter quase o mesmo nível de proficiência que durante uma temporada inteira de inverno, voando apenas nas noites de quinta-feira. Vôos noturnos concentrados oferecem resultados muito melhores que vôos irregulares. Os esquadrões no norte da Suécia [211. e 212. a divisão stridsflyg baseada em F 21 Norrbottens flygflottilj em Luleå] voa no escuro no inverno, mesmo durante o horário normal de trabalho, ajudando-os a manter a proficiência sem semanas noturnas concentradas de vôo”.
Quando perguntado sobre os desafios de voar à noite, Krznaric disse: “Voar baixo sobre o Mar Báltico à noite, sem óculos de visão noturna e sem fontes de luz pode ser realmente desafiador quando você não pode ver a superfície abaixo de você. Fica muito escuro e também é muito mais difícil detectar visualmente outras aeronaves. A formação em vôo nessas circunstâncias é desafiadora, mesmo ao usar NVGs. A desorientação espacial ameaça a vida e a melhor cura é confiar nos seus instrumentos, o que pode ser muito difícil quando sua mente lhe diz algo mais. Isso pode, por exemplo, surgir ao sobrevoar um mar calmo, sem nuvens e um céu estrelado e as estrelas refletem no mar. Isso torna muito difícil distinguir de baixo para cima.”
O reabastecimento aéreo REVO é outro desafio para um piloto de caça sueco ao voar durante horas na escuridão, em parte por causa da Flygvapnet possuir apenas um avião tanque dedicado.
Os esquadrões de caça suecos seguem um programa de treinamento dedicado antes que um piloto seja considerado pronto para o combate com NVGs. Krznaric concluiu: “Os NVGs são úteis, por exemplo, durante um REVO quando estiver voando perto do suporte aéreo. Durante o combate BVR, os NVGs aumentam a capacidade de detectar um lançamento de míssil a distâncias maiores com seus olhos. Durante uma missão CAS, os NVGs ajudam a detectar visualmente os raios laser das aeronaves ou do solo.”
FONTE: Air International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN