A Saab vai investir em um centro de treinamento avançado para pilotos experientes de caça, inicialmente a partir de países usuários de Gripen e suas forças aéreas, na Base da Força Aérea de Overberg, na África do Sul.
A é uma iniciativa da Saab, em cooperação com o grupo de usuários do Gripen e visa aprimorar as habilidades de combate dos pilotos de Gripen de todo o mundo. As instalações personalizadas criadas na África do Sul irá proporcionar uma formação excepcional, com espaço aéreo extensivo sobre cadeias de montanhas, deserto e dos Oceanos Índico e Atlântico.
O curso será executado durante o verão do Sul Africano, que oferece condições meteorológicas favoráveis. A formação incidirá sobre diferentes aspectos de multifunção e a cada ano, os exercícios terão avanços e vão mesclar teoria com treinamento de sobrevivência em um contexto Africano.
“O Gripen já está operacional e em serviço em cinco países no mundo inteiro, e o sistema está continuamente em desenvolvimento. A Saab agora acredita que há uma necessidade de estabelecer um centro de treinamento avançado para pilotos experientes em Gripen com o objetivo de aumentar as suas capacidades operacionais, proporcionar uma oportunidade de operar em um ambiente diferente da sua e uma chance de treinar em uma região que espelha um cenário realista com potencial futuro para implantação”, diz Magnus Lewis-Olsson, presidente da Saab na África do Sul, e acrescenta:
“A Gripen Fighter Weapon School vai aumentar nosso entendimento entre os diferentes operadores de Gripen e em nossos esforços para criar uma base de software comum, onde os pilotos irão ter referência a sua experiência de Gripen.”
O primeiro curso está programado para fim de 2013 para apoiar os clientes do Gripen da Suécia, África do Sul, Hungria, Rep. Tcheca e Tailândia, .
Novos cenários de ameaça e novas exigências vão conduzir o programa do curso na escola e a necessidade de mais treinamento aprofundado sobre a aeronave Gripen e seus sistemas. Ele também irá aumentar as capacidades operacionais dos alunos, proporcionando a possibilidade de experimentar um comportamento tático que difere do seu nacional da SOP (Standard Operating Procedures) e, assim, ampliar sua habilidade.
FONTE: SAAB