A Saab e a Agência Sueca de Contingências Civis (MSB) assinaram um novo contrato que significa que a Saab continuará a fornecer aeronaves de combate a incêndios, bem como tripulação e logística durante 2024-2025.
A Saab está atualmente operando quatro aeronaves de combate a incêndios em nome da MSB e o novo contrato significa que a Saab continuará esta prestação de serviços entre 2024 e 2025. A Saab e a MSB também assinaram um acordo-quadro que permite à MSB estender o serviço até 2027. Isto também inclui opções para até seis aeronaves adicionais.
O objetivo é apoiar a capacidade dos serviços de resgate locais para lidar com incêndios florestais. Partes do serviço estão incluídas nas disposições comuns de combate a incêndios da UE e podem ser encomendadas pela UE para apoiar os países membros. As aeronaves estão de prontidão no aeroporto de Skavsta, perto de Nyköping, na Suécia, para estarem prontas para missões em 180 minutos e podem ser implantadas em outros locais ou fornecidas em tempos de prontidão mais curtos, se a situação exigir.
“Estou orgulhoso de que a Saab possa continuar a fornecer à Suécia e à UE, esta capacidade de combate a incêndios e isso também sublinha a nossa capacidade de apoiar a sociedade sueca no lado civil”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.
A Saab opera a aeronave de combate a incêndios AT-802F Fire Boss desde 2020 e realizou mais de 60 missões operativas em colaboração com MSB e serviços de resgate locais, com excelentes resultados.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN