Por Virgínia Silveira
Na semana passada, vários executivos da Saab estiveram no Brasil para participar de um workshop em aeronáutica e defesa, promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (Cisb) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O evento reuniu empresas do setor aeroespacial, universidades e agências de fomento interessadas em ampliar a cooperação com a Saab. A cooperação envolve hoje 30 projetos de pesquisa e desenvolvimento conjunto nos setores de aeronáutica e defesa.
Atualmente, segundo o vice-presidente de Tecnologia da Saab, Pontus de Laval, cerca de 70 engenheiros e técnicos de sete empresas brasileiras estão na Suécia envolvidos no desenvolvimento do Gripen e aprendendo a metodologia de trabalho da companhia.
No total serão enviados 350 brasileiros da Embraer, Akaer, Inbra, Atech, Ael Sistemas, Samal, Mectron e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Na Saab, de acordo com Laval, 500 engenheiros trabalham no programa.
A maior parte dos engenheiros brasileiros, perto de 250, será da Embraer, que tem parceria com a Saab para a exploração conjunta das oportunidades de vendas globais do Gripen. O mercado potencial estimado pela Saab é de três mil caças nos próximos 20 anos. Embraer e Saab também começaram a trabalhar juntas em pesquisas de novas tecnologias.
O presidente da Akaer, Cesar Augusto da Silva, afirmou que assinou um acordo de cooperação com a empresa de consultoria Combitech, pertencente ao grupo Saab, com o objetivo de buscar novos negócios no Brasil e no exterior nas áreas de sistemas de controle, automação, “ciber security” e guerra eletrônica.
O diretor do Cecompi, Marcelo Sáfadi, disse que as empresas selecionadas para participar da fase de produção dos caças irão se reunir novamente com a Saab no dia 8 de dezembro para receberem informações mais específicas sobre a metodologia de trabalho da empresa Sueca.
A Akaer está investindo R$ 50 milhões em uma nova instalação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, que aumentará seu espaço dos atuais 2 mil metros quadrados para 103 mil metros quadrados de área. No local a empresa pretende instalar dois grandes laboratórios: um para testes de fadiga(simula a vida operacional do avião) da versão de dois assentos do caça e outro para testar a integração dos sistemas do avião. A instalação desse tipo de laboratório, segundo o vice-presidente de Tecnologia, Fernando Ferraz, é estimado em R$ 20 milhões.
Até então, apenas a Embraer possui esse tipo de laboratório no Brasil. O vice-presidente da Saab ressaltou que a versão de dois assentos é o grande desafio do programa do novo caça, porque é uma nova aeronave que será desenvolvida em conjunto com a indústria brasileira.
“Será um avião brasileiro e sueco, com grande potencial de exportação”, afirmou. A montagem final de 15 unidades dos caças será feita na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). O contrato entre a Saab e a FAB contempla a aquisição de 36 aeronaves avaliadas em US$ 4,7 bilhões.
FONTE: Valor Econômico