Royal Navy poderá ficar sem aeronave AEW&C

A Royal Navy pode enfrentar uma lacuna de quatro anos em sua capacidade de alerta aéreo antecipado com a retirado de serviço em 2016 da atual frota de helicópteros Sea King ASaC7 (Airborne Surveillance and Control Mk.7).

Fontes dizem que antes de 2020 os helicópteros Merlin, destinados a assumir o papel de vigilância aérea e controle, do projeto conhecido como Crowsnest estarão operacionais.

Esta situação deixa a Royal Navy com uma enorme lacuna na sua capacidade de vigilância marítima durante a segunda metade desta década.

O Merlin equipado com radar terá um papel fundamental fornecendo proteção para o F-35, orgânico do novo navio-aeródromo da Royal Navy, previsto para estar operacional em torno de 2020.

Preocupados com a necessidade de preencher a lacuna existente entre a introdução do Merlin AEW e a saída do Sea King, o Comitê Parlamentar de Defesa expressou sua preocupação quanto ao futuro da vigilância marítima do Reino Unido: “Esta é uma potencial lacuna a ocorrer quando o Sea King AEW&C for retirado de serviço em 2016, para ser substituído pela operação Crowsnest do Merlin Mk2”, disse o relatório.

O porta-voz do Ministério da Defesa se recusou a comentar sobre o assunto.

Em um comunicado divulgado com o relatório, James Arbuthnot, presidente da comissão, disse que o “risco é suscetível de agravar a médio prazo como outras capacidades de vigilância marítima que foram retirados e ainda não preenchidas.”

Helicópetros Sea King ASaC7 estão cumprindo com sucesso as operações no Afeganistão, em apoio a forças terrestres da OTAN.

O projeto Crowsnest ficou esquecido durante meses, enquanto o Ministério da Defesa (MoD) resolvia as deficiências de financiamento.

O programa poderia seguir em frente até o final do ano, com o MoD anunciando o início de uma longa fase de avaliação do projeto.

A porta-voz do MoD disse que o Crowsnest está “aprovado como parte do programa de equipamentos, com a fase de avaliação em curso”, informandfo também que ainda não foi selecionada empresa do projeto Crowsnest.

FONTE: DN
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile