Cinco pilotos e seis observadores da Fleet Air Arm estão passando pelo treinamento de conversão no novo Centro de Formação do Wildcat, localizado na RNAS Yeovilton, iniciando um novo marco, o de introduzir operacionalmente o novo helicóptero no estado-da-arte no serviço ativo da Royal Navy.
Previsto para iniciar a substituição do Lynx no início de 2015, o Wildcat começará a operar em todos os Type 45 e em algumas das fragatas Type 23, bem como em quaisquer outras missões aéreas que a frota exigir.
700W – W de Wildcat – Naval Air Squadron, baseado em RNAS Yeovilton em Somerset, recebeu a sua primeira aeronave da versão naval em 1 de Maio, sendo o esquadrão formado especialmente para quaificar o Wildcat para entrar em serviço na linha de frente, absorvendo cada informação do novo helicóptero.
No mês passado, o esquadrão levou o Wildcat naval para o mar pela primeira vez, para realizar as primeiras qualificações de operações aéreas embarcadas a bordo RFA Mounts Bay, ao largo da costa sul.
No total, cinco pilotos e seis observadores (que atuam como navegadores/especialistas em sistemas de armas) e 44 tripulantes e técnicos, também estão desenvolvendo as táticas que permitam o Wildcat atuar no combate ao tráfico de droga, interceptação a piratas, disparo contra pequenos alvos de superfície, combate antissubmarino e SAR,ou seja, basicamente tudo o que o seu antecessor (Lynx Mk8) já faz, só que melhor.
“Muitas vezes ouvimos: Parece um Lynx, mas como pode ser tão diferente? Bem, do lado de fora ele tem uma notável semelhança com o Lynx mas, elas terminam por aí!”, diz o piloto de Wildcat da RN Lt James Woods.
“o Wildcat da Fleet Air Arm está se tornando um líder mundial de helicóptero naval, baseado no sucesso das versões atuais do Lynx e com a adição dos mais avançados e novos sistemas de missão e de armas, é a solução perfeita para permitir que a Royal Navy enfrente os desafios de amanhã”, completou Woods.