Royal Navy emprega Merlin Mk2 em mega operação antissubmarino

HMS ILLUSTRIOUS at sea

Por Guilherme Wiltgen

Desde os tempos da Guerra Fria não se via tantos helicópteros antissubmarinos da Royal Navy embarcados em um porta-aviões, com o objetivo de caçar submarinos. Nove Merlin , oito Mk2 e um Mk1, vão embarcar no HMS Illustrious para participar do exercício “Deep Blue”.

Esta vai ser a primeira vez que a nova versão Mk2 do Merlin vai ser testada em larga escala. Após mais de um década na linha de frente, o helicóptero antissubmarino da Royal Navy passa hoje por um processo de modernização na AgustaWestland, avaliado em £ 750Milhões , que visa mantê-lo operacional até 2020.

Dos quatro Esquadrões, dois já receberam a versão Mk2, que visualmente não sofreu nenhuma mudança, o que não se pode dizer da parte interna, pois a nova versão possui um glass cockpit no estado da arte, moderno console de missão e novos aviônicos, monitores sensíveis ao toque, possui uma melhor capacidade de detectar e rastrear alvos e ainda de compartilhar dados com outras aeronaves e navios.

“Nove Merlin a bordo de um porta-aviões é uma visão única e cada envolvido nesta missão nunca esquecerá!” disse o Cdr Ben Franklin, Comandante da Maritime Merlin Force.

O embarque vai demandar o esforço de 200 homens, dentre eles, 2 pilotos, um observer e um tripulante por aeronave.

Após uma semana de operações ao largo do Reino Unido, realizando missões ASW diurna e noturna, O HMS Illustrious e seus helicópteros vão partir literalmente para as profundezas azuis do Atlântico, com previsão de retorno para o final de junho.

LEIA TAMBÉM:

Primeiros cinco helicópteros Merlin Mk2 entregues à RN

Helicóptero Merlin completa 15 anos na Royal Navy

Merlin Mk2 embarca no RFA Argus

Sair da versão mobile