O Departamento da Força Aérea concedeu um contrato de US $ 2.604.329.361 para a Rolls-Royce Corporation, Indianapolis, Indiana, para equipar seus B-52H Stratofortress com motores F130.
O contrato prevê 608 motores militares derivados de modelo comercial, além de motores sobressalentes, equipamentos de suporte associados e dados de engenharia comercial, para incluir atividades de sustentação, a serem usadas na frota B-52H.
O motor Rolls-Royce F130 substituirá o TF33-PW-103, que alimentou o B-52 desde a década de 1960, e não terá mais suporte após 2030. O fabricante de equipamentos originais do B-52 é a Boeing, responsável pela integração dos motores na aeronave. A Força Aérea planeja finalizar as atividades de integração e fornecer o primeiro lote de aeronaves B-52H modificadas até o final de 2028.
“O B-52 CERP é uma atualização complexa que não só atualiza a aeronave com novos motores, mas atualiza Struts e Nacelles”, disse o Brig. Gen. John Newberry, diretor executivo do programa da Air Force Bombers.
“Nossos atuais esforços de prototipagem digital virtual estão nos dando uma oportunidade para integrar os motores e outras alterações ao B-52 antes de fazer qualquer modificação física. Isso nos permitiu desenvolver a solução mais econômica, reduzindo o tempo do conceito para a produção.”
O B-52H é um bombardeiro de longo alcance, que pode realizar ataques estratégicos, suporte aéreo, interdição aérea e operações marítimas. O bombardeiro é capaz de voar em altas velocidades subsônicas em altitudes até 50.000 pés. Pode transportar armamento nuclear ou armamento convencional guiado com capacidade de navegação de precisão mundial.
Espera-se que os novos motores no B-52s permaneçam no B-52H através até pelo menos 2050, aumentando a eficiência de combustível, aumento do alcance, reduzindo as emissões em hidrocarbonetos não queimados e reduza significativamente os custos de manutenção.
“O programa de substituição do motor do B-52 é atual e abrangente com atualização para o B-52 em mais de meio século”, disse Maj. Gen. Jason Armagust, diretor do Strategic Plans, Programs and Requirements at Headquarters Air Force Global Strike Command, Barksdale Air Force Base, Louisiana. “O B-52 é o Workhorse da Bomber Force dos EUA e esta modificação permitirá que o B-52 continue sua missão crítica convencional até 2050”.
Os dois primeiros B-52s totalmente modificados estão previstos para serem entregues até o final de 2025 e serão submetidos a testes fundamentais e de voo. O primeiro lote de B-52s operacionais com os novos motores deverá ser entregue até o final de 2028 com toda a frota modificada em 2035.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: AF.MIL