O primeiro F-35B, versão STOVL do F-35, montado fora dos Estados Unidos realizou seu rollout hoje (05) nas instalações da Cameri Final Assembly and Check Out (FACO) na Itália.
O rollout marca a forte parceria entre o Ministério da Defesa italiano, a Leonardo e a Lockheed Martin. a FACO italianA é propriedade do Ministério da Defesa e é operado pela Leonardo em conjunto com Lockheed Martin, com uma força de trabalho atual de mais de 800 profissionais qualificados, que estão plenamente envolvidos na montagem das versões F-35A e F-35B.
O General Claudio Graziano, chefe da Defesa italiana, o General Carlo Magrassi, secretário geral de defesa/diretor Nacional de Armamento, o Almirante Mathias Winter, chefe executivo do escritório conjunto do programa F-35, Filippo Bagnato, Diretor da Divisão de Aeronaves da Leonardo e Doug Wilhelm, vice-presidente do programa F-35 na Lockheed, que falou durante o evento: “A Itália não é apenas um parceiro de valor do programa F-35, é também uma força do componente crítico aérea da OTAN, fornecendo o poder aéreo avançado para a aliança para as próximas décadas”, disse Wilhelm. “A indústria italiana participou na concepção dos componentes feitos para o F-35 e estão voando em cada F-35 de produção construídos até hoje”.
O primeiro voo do BL-1 é esperado para ocorrer no final de agosto e está programado para ser entregue ao Ministério da Defesa italiano em novembro. Além disso, dois caças F-35A italianos vão ser entregues em Cameri este ano. O primeira em julho e o segundo no quarto trimestre. Até o momento, sete F-35A foram entregues a partir da Cameri FACO, quatro desses jatos estão agora baseados na Luke Air Force Base, no Arizona, para treinamento dos pilotos internacionais e três estão na Base Aérea de Amendola, perto de Foggio na costa do Adriático. O Aeronautica Militare Italiana (Força Aérea Italiana) já voou mais de 100 horas com o F-35A.
O próximo F-35B italiano está prevista para ser entregue em novembro 2018. A Cameri FACO é o único lugar capacitado a produzir o F-35B fora dos Estados Unidos, e vai produzir um total de 30 F-35B e 60 F-35A italianos, juntamente com 29 F-35A para a Real Força Aérea da Holanda, sendo capaz de entregar a outros futuros parceiros europeus.
A FACO italiana também está produzindo 835 conjuntos de asa do F-35A, para apoiar todos os clientes do programa. A FACO foi selecionada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 2014, como a instalação para realizar Heavy Airframe Maintenance, Repair, Overhaul and Upgrade do F-35 Lightning II para a Europa. A instalação que ocupa uma área de 101 acres, inclui 22 edifícios e mais de uma grande área coberta, 11 estações de montagem, cinco baias de manutenção, reparo, revisão e atualização.
Em 7 de Setembro de 2015, o primeiro F-35 italiano produzido na Cameri FACO, fez o primeiro voo internacional da história do programa F-35 e, em fevereiro de 2016, o F-35A fez a primeira travessia transatlântica do programa.
Em dezembro de 2016, os primeiros F-35 da Força Aérea italiana chegaram à primeira base no país, a Base Aérea de Amendola.
FONTE e FOTO: LM
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: DAN