A Lockheed Martin (LM) apresentou oficialmente nesta quinta (09.02), o mais recente membro da família C-130J Super Hercules, o cargueiro comercial LM-100J.
A LM anunciou a sua intenção de fabricar e comercializar o LM-100J em fevereiro de 2014, solicitando uma atualização do certificado de tipo junto a FAA. Esse primeiro LM-100J vai realizar os voos de testes para apoiar este processo.
“O Rollout de hoje não só marca outra realização para o Super Hercules, mas também reflete a capacidade da aeronave em evoluir para atender as necessidades dos nossos clientes. O programa LM-100J superou todas as expectativas em se transformar de uma ideia para uma realidade”, disse George Shultz, vice-presidente e gerente geral da Air Mobility & Maritime Missions da Lockheed Martin. “Chegamos a esse ponto graças ao trabalho duro e dedicação dos funcionários e fornecedores da Lockheed Martin que, literalmente, projetaram e construíram este novo capítulo de operações do Super Hercules. A FAA tem sido uma parceira essencial na produção desta aeronaves e estamos ansiosos para continuar a trabalhar juntos na fase de testes críticos de voo do LM-100J”.
O LM-100J incorpora desenvolvimentos tecnológicos e melhorias que resultaram de anos de experiência operacional militar do C-130J, incluindo mais de 1,5 milhões de horas de voo obtidos pelos operadores em 16 países. Esta experiência e avanço, se traduz em uma aeronave que vai desenvolver um serviço confiável, em uma plataforma multi-função para as próximas décadas. O LM-100J é a nona versão de produção da aeronave Super Hercules e a sua capacidade comercial é a 17ª missão diferente realizada pelo C-130J.
O LM-100J é a versão atualizada do L-100 Hercules, que foi construído pela Lockheed Martin entre 1964-1992. Mais de 100 L-100 foram entregues para os operadores comerciais e governamentais, atendendo aos requisitos de transporte de cargas em quase todos os ambientes em operação no mundo.
Tal como a sua versão militar, a aeronave será empregado em uma gama de missões, incluindo: transporte de cargas de grandes dimensões; pulverização aérea; petróleo e gás; operações de logística em mineração; combate a incêndio; evacuação aeromédica; operações de ajuda humanitárias; transporte de pessoal e de busca e resgate (SAR).
FONTE e FOTO: LM
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Leia também:
Bravo Industries compra 10 aeronaves LM-110J da Lockheed Martin