A Defense Acquisition and Program Administration (DAPA) anunciou ontem que o helicóptero Sikorsky MH-60R Seahawk foi escolhido como vencedor do programa Maritime Operational Helicopter-II.
Um total de 12 helicópteros MH-60R serão entregues à Marinha da República da Coreia (RoK Navy) em 2025, impulsionando a sua capacidade de guerra antissubmarino.
Esta notícia marca uma derrota para o AW-159 Wildcat, da Leonardo Helicopters, vencedor do programa MOH-I em 2013. A RoK Navy opera mais de 20 helicópteros Super Lynx e 8 AW-159.
Mesmo os torpedos sul-coreanos já estarem integrados ao AW-159 e não ao MH-60R, a ROKN preferiu o Seahawk. Segundo a Força, o MH-60R seria uma plataforma maior e com mais capacidades para a operações ASW que os helicópteros da família Lynx, que são menores.
Outro ponto importante para a escolha foi a redução significativa do custo do MH-60R, que foi bem visto no orçamento da ROKN, enquanto que o custo do AW-159 teria aumentado em 30%. As recentes encomendas da Índia e a Grécia, foram aparentemente os grandes fatores de redução dos custos.