Quando a Volvo Aero (agora GKN Aerospace) continuou a desenvolver o motor General Electric F404 (que só havia sido utilizado até então em aviões bi-motores) precisou redesenhar o motor, para aumentar a sua confiabilidade e potência, para atender os requisitos do primeiro Gripen, isso na década de 1980.
O principal resultado desse trabalho foi o RM12, um motor que atende a todos os requisitos de missão do Gripen, com um baixo custo no ciclo de vida. O RM12 também apresentava um design relativamente simples e com menor peso, em comparação com seu antecessor. Com este poderoso motor, o Gripen já voou para mais de 300.000 horas, até agora sem acidentes por falhas de motor.
A GKN tem sido um fornecedor de motores para as aeronaves suecas desde 1930. A empresa hoje tem o certificado tipo para o RM12, o que significa que ela é a responsável por dar suporte ao motor por toda a sua vida. Os operadores do Gripen enviam seus motores à GKN, em Trollhättan, para manutenção.
Em 2017, o RM12 alcançou outro importante marco, demonstrando um excelente desempenho, tanto em voo quanto no solo, utilizando 100% de biocombustíveis.
Na mais recente versão, o Gripen E utiliza o sucessor do RM12, o RM16, e a GKN Aerospace será responsável pela fabricação dos produtos de apoio para o sucessor também.
“A razão pela qual temos a confiança de ser responsável pela manutenção do RM16 é devido, em grande parte, pela a nossa capacidade com RM12. A Força Aérea sueca está satisfeita com o suporte que damos ao produto e quer o mesmo suporte para o RM16. O Gripen equipado com a RM12, tem sido uma das mais bem sucedidas aeronaves exportadas pelos suecos, de todos os tempos. Esperamos poder continuar este glorioso caminho com o RM16”, concluiu Robert Johannesson, gerente comercial da GKN junto às Forças Armadas suecas.
FONTE: Saab
FOTOS: Ilustrativas