Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
Nesta quarta-feira (13), nove helicópteros do 1º e 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), decolaram do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté, para iniciarem a missão de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralimpícos Rio 2016.
Ao todo, nove helicópteros sendo 04 HA-1 Fennec, 04 HM-1 Pantera e 01 HM-3 Cougar, iniciaram seu deslocamento e vão se juntar a outras seis aeronaves que já se encontram operando no Rio de Janeiro.
A Aviação do Exército (AvEx) vai atuar subordinada ao Comando Geral de Defesa de Área (CGDA) e terá como missão primária proporcionar aeromobilidade e multiplicar as capacidades das forças empregadas sob o responsabilidade do Exército Brasileiro (EB) durante todo o período dos jogos olímpicos.
Ao todo, 48 helicópteros vão desempenhar missões de obtenção da superioridade de informações através de missões de Comando & Controle, observação aérea, escolta de comboios, reconhecimento, transporte de tropas.
Componente da Força de Ação Rápida Estratégica (FAR), a AvEx é uma das unidades de elite do Exército Brasileiro. Altamente preparada, está pronta para atuar em qualquer parte do território nacional, em um curto espaço de tempo, sendo capaz de infiltrar e exfiltrar tropas convencionais ou de Forças Especiais (FE) por meio de embarque e desembarque operacional, Rapel ou Fast Rope, em períodos diurno e noturno e em condições adversas de tempo.
Durante a missão nos Jogos Olímpicos, a AvEx também vai atuar com a Brigada de Operações Especiais, tropa de elite capacitada no planejamento, condução e execução de operações de guerra assimétrica, contraterrorismo, fuga e evasão, inteligência de combate, contraguerrilha, guerra de resistência, operações psicológicas, reconhecimento estratégico e busca, localização e ataque a alvos estratégicos.
Ao todo, serão empregados aproximadamente 22 mil militares no Rio de Janeiro. Desse total, 14.800 são do Exército Brasileiro, sendo 485 da Aviação do Exército.