Düsseldorf, 28/10/21 – Junto com seu parceiro Thales, a Rheinmetall continuará a cuidar dos simuladores usados para treinar as equipes do helicóptero de ataque Tiger. No verão de 2021, um contrato para esse efeito foi celebrado através da OCCAR, a organização de compras europeia. Este contrato de suporte de serviço integrado, que para a Rheinmetall representa vendas na faixa de dois dígitos de um milhão de euros, vai de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2025.
De acordo com os termos do contrato, a Rheinmetall e a Thales vão agora cuidar de um total de vinte simuladores Tiger modernos nas bases em Le Luc, Fritzlar, Pau e Phalsbourg, além de fornecer suporte de serviço e manutenção. Os oito simuladores de missão completa e doze instrutores de procedimento de cabine permitem que as tripulações treinem usando a configuração mais recente da aeronave em serviço: na França, o Tiger Hélicoptère d’Appui et Destruction (HAD) Block 2 e, na Alemanha, o helicóptero de apoio Tiger Step 2 Krypto. As forças armadas francesas e o Bundeswehr alemão treinam seu pessoal em um ambiente de combate virtual moderno, contribuindo para a prontidão operacional total e maior segurança de vôo. Os simuladores Tiger estão entre os simuladores de missão completa mais avançados para helicópteros de ataque no mundo.
No pedido atual, a Rheinmetall, Thales e a OCCAR (que significa Organização Conjointe de Coopération en Matière d’Armement), estão construindo anos de cooperação bem-sucedida no campo da simulação e treinamento. A OCCAR contratou o grupo de trabalho Tiger Aircrew Training Means (ARGE TATM) para modernizar os simuladores atualmente em uso. A ARGE TATM é uma joint venture da Rheinmetall Electronics GmbH e da Thales AVS France SAS. Este projeto foi concluído com sucesso no final de 2019.