O primeiro A350 XWB da TAM saiu da oficina de pintura da Airbus em Toulouse, revelando a aeronave com a sua assinatura vermelha, branca e azul. A aeronave vai continuar até as próximas fases da produção, incluindo a instalação de motores, a conclusão de mobiliário cabine e montagem do cockpit, antes de iniciar os testes em solo e em voo.
A aeronave está prevista para entrega a TAM em dezembro e será a primeira companhia aérea das Américas a utilizar o A350 XWB, e a quarta operadora do mundo. A LATAM, formada por LAN e TAM, encomendou 27 A350-900, e vai começar a operar o A350 XWB em janeiro de 2016 entre São Paulo e Manaus, seguido por operações internacionais entre São Paulo e Miami, e São Paulo e Madrid.
O A350-900 com capacidade para 325 passageiros em um layout de três classes podendo voar em rotas de até 7.600 milhas náuticas. Ele apresenta o mais recente projeto aerodinâmico, fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos e eficientes motores Rolls Royce Trent XWB. Juntas, estas últimas tecnologias trazem níveis incomparáveis de eficiência operacional, com uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões, com significantes e mais baixos custos de manutenção.
Para os passageiros, o A350 XWB traz novos níveis de conforto durante o voo, com mais espaço em todas as classes.
No final de Agosto de 2015, o A350 XWB possuía 782 pedidos firmes, de 40 clientes do mundo todo.