A 22ª Base da Força Aérea Tcheca (Czech Air Force) recebeu os dois primeiros helicópteros de ataque AH-1Z Viper, transportados por um cargueiro C-17 Globemaster. Até meados de setembro, a base Vicar receberá mais quatro helicópteros, sendo dois Viper e os dois primeiros UH-1Y Venom.
Um grande grupo de especialistas norte-americanos também chegou à República Tcheca com os dois helicópteros, e junto com seus colegas tchecos, irão montar os helicópteros, colocá-los em operação e em postos de voo nas próximas duas semanas.
Durante o mês de agosto, chegará dos EUA uma equipe móvel de treinamento (MTT – Mobile Training Team), que começará a treinar o pessoal da 22ª Base Aérea de Helicópteros no dia 1º de setembro. A apresentação oficial dos helicópteros acontecerá em Náměště em 17 de agosto, com a participação do Ministro da Defesa, do Chefe do Estado Maior e outros representantes.
O acordo intergovernamental para a compra de 12 novos helicópteros do sistema H-1 foi assinado em 2019 pelo então ministro da Defesa Lubomír Metnar. A República Tcheca receberá, sem qualquer custo, outros oito helicópteros modernizados dos EUA, como reconhecimento por ajudar a Ucrânia. O exército tcheco terá assim um total de vinte helicópteros, sendo dez UH-1Y Venom e dez AH-1Z Viper.
Os novos helicópteros representam um sistema completo
Viper e Venom se destacam por seu poder de fogo, sistema de autoproteção, comunicação e capacidade de sobreviver no campo de batalha. Em comparação com o russo Mi-24, as máquinas também são incomparavelmente mais simples em termos de manutenção.
O Exército da República Tcheca receberá dois helicópteros de desempenho semelhantes que podem realizar tarefas operacionais juntos. O Viper fornece apoio aéreo ofensivo, enquanto que o Venom sozinho ou em cooperação com o Viper fornece apoio de fogo e logística.
Além de um cockpit digital com grandes painéis LCD, um sistema de controle automático de voo com navegação integrada por satélite e inercial, outra vantagem é a semelhança na construção (motores, rotores, eletrônica e aviônicos) e áreas de voo. Os pilotos podem alternar entre tipos individuais. O sistema H-1 também permite a troca de peças entre Venom e Viper, o que facilita a logística. Junto com os helicópteros, o exército tcheco também receberá armamento adequado: Mísseis Hellfire, foguetes guiados ar-terra APKWS e não guiados, e munições para canhões e metralhadoras.
Os pilotos tchecos treinaram nas novas máquinas por sete meses na base do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Pendleton. Outros cursos continuarão na República Tcheca sob a liderança da equipe de treinamento móvel americana por um período de dois anos, até que os pilotos e técnicos dominem totalmente o sistema de operação e manutenção das máquinas.
Na República Tcheca, já existe o primeiro dos dois simuladores de treinamento no centro de simulação recém concluído na 22ª base. Salas de aula e sala de planejamento de missão, também estarão disponíveis. O simulador oferece todos os controles e sistemas de armas, como em um helicóptero real.
A 22ª base da força aérea está atualmente equipada com helicópteros Mi-24V/35, dos quais em breve serão desativados. O Mi-171 permanecerá em serviço ativo. A despedida oficial do Mi-24V/35 acontecerá no OTAN Day, em setembro em Ostrava.
Sistema H-1
O sistema H-1, que consiste nos helicópteros AH-1Z “Viper” e UH-1Y “Venom”, seguem os comprovados “Cobra” e “Huey” do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Em comparação com seus antecessores, esses helicópteros atingem velocidades mais altas, alcances operacionais e cargas úteis maiores, enquanto os requisitos de suporte ao ciclo de vida foram reduzidos.
Individualmente, o AH-1Z e o UH-1Y são alguns dos helicópteros de combate e multimissão mais capazes. Juntos, eles representam o meio mais eficaz de cumprir uma ampla gama de tarefas de combate e suporte em qualquer lugar do mundo. Os helicópteros AH-1Z e UH-1Y têm a vantagem de 85% das peças e componentes críticos para manutenção em comum entre as duas versões. Este conceito garante uma redução nas despesas operacionais, requisitos de treinamento de pessoal e custos gerais de suporte ao ciclo de vida.
Ambos os helicópteros foram projetados com ênfase na capacidade de sobrevivência em uma situação de combate. Estas máquinas realizarão principalmente as tarefas de apoio aéreo direto, transporte e CASEVAC. Graças ao design simples da fuselagem e ao conceito de pás do rotor dobráveis, ambos os tipos são fáceis de transportar.