A República da Coreia anunciou formalmente a sua decisão em adquirir o Lockheed Martin F-35 lightning II ,o qual fazia parte na concorrência para a aquisição de caças do seu programa FX .O país confirmou a compra de pelo menos 40 aeronaves F-35A com decolagem e aterrissagem convencional (CTOL), e a previsão para o início das entregas dos F-35A,e para o ano de 2018.
“Estamos honrados pela confiança que a República da Coreia nos colocou na aquisição dos caças de 5ª geração F-35 para atender seus exigentes requisitos de segurança. Estamos ansiosos para começar as conversa de negociação entre os governos da República da Coréia e dos Estados Unidos em apoio a um acordo final ainda este ano “, disse Orlando Carvalho, vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics .
Esta decisão reforça e consolida a nossa parceria de longa data na area de segurança, reforçando simultaneamente a estabilidade regional através do maior teatro da Ásia-Pacífico.
Na sequência de um processo de avaliação abrangente para o seu programa FX, a República da Coreia torna-se o terceiro país estrangeiro que se decide por adquirir o F-35, juntando-se a Israel e ao Japão, que selecionou o F-35A, em 2010 e 2011, respectivamente.
Cingapura e Taiwan também ja manifestaram o interesse na aquisição da variante F-35B, a qual é uma aeronave de decolagem e pouso vertical curto (STOVL) .
O programa F-35, também está incluso atualmente na participação de três áreas do setor militar dos Estados Unidos e de oito países que são parceiros internacionais.
Três variantes distintas do F-35 substituirá os A-10 e F-16 da Força Aérea dos EUA (USAF), os F/A-18 da Marinha dos EUA (U.S.Navy), e os F/A-18 e AV-8B Harrier do Corpo de Fuzileiros da Marinha EUA (USMC), e mais uma variedade de aeronaves de combate em pelo menos outros 10 países.
FONTE : lockheedmartin.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval