Reabastecimento em voo. Uma missão de precisão

O Reabastecimento em voo (REVO) ou AAR (Air-to-Air Refueling), é uma atividade que exige paciência, eficiência e precisão das partes envolvidas. Em primeiro lugar, requer uma localização taticamente eficiente para a aeronave de reabastecimento conduzir a aeronave de caça. Em segundo lugar, as aeronaves envolvidas devem voar próximas umas das outras, uma vez que tudo é coordenado por meio de comandos de acordo com as regras e procedimentos AAR internacionalmente estabelecidos. E, por último, uma equipe inteira de seis pessoas é necessária para realizar várias tarefas durante a atividade.

A tripulação e a aeronave, no entanto, não estão sozinhas nisso e recebem a ajuda e o suporte necessários da equipe de manutenção. A tripulação de manutenção empresta seu conhecimento técnico e também auxilia durante os preparativos do vôo para garantir uma navegação tranquila e economizando tempo. Eles participam da inspeção do equipamento e da substituição de peças, se necessário.

O AAR na Suécia é executado por seis C-130 Hércules do Esquadrão de Voo de Transporte em Såtenäs. Os exercícios foram realizados em toda a Suécia no ano passado em Ronneby e Luleå, onde os caças Gripen da Força Aérea Tcheca e os F-18 Hornets da Força Aérea Finlandesa também participaram.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Gripen Blog

Sair da versão mobile