• A frota de aeronaves E-3A da Força Aérea de Alerta Aéreo e Controle da OTAN está sendo modernizada para manter sua viabilidade operacional até 2035
• Garantindo que as comunicações sejam protegidas de ataques cibernéticos, os rádios SWave® Airborne SDR SRT-800 da Leonardo fornecerão à aeronave voz, dados e comunicações táticas seguras e resilientes ciberneticamente
• Disponível para clientes civis e militares, o compacto e leve SRT-800 pode equipar a maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não
Roma, 14 de abril de 2021 – A Leonardo acaba de ser contratada pela Boeing para fornecer seu novo rádio definido por software (SRD), o ‘SWave® Airborne SDR SRT-800’ para a frota da OTAN de aeronaves do Sistema de Controle e Alerta Aéreo E-3A (E-3A Airborne Warning and Control System – AWACS). Um dos poucos meios militares que pertence e é operado diretamente pela OTAN, a frota AWACS, está sendo modernizada pela Boeing para manter sua viabilidade operacional até 2035 sob o Programa de Extensão de Vida Útil Final (Final Lifetime Extension Programme – FLEP).
O SRT-800 da Leonardo fornecerá conectividade ar-ar e ar-solo segura e resistente a ataques cibernéticos à frota AWACS. Essa segurança está se tornando cada vez mais essencial para todos os tipos de operações militares, pois ataques cibernéticos são uma ameaça clara e presente. Disponível para clientes civis e militares, o baixo tamanho, peso e requisitos de potência do SRT-800 permitem que ele seja instalado na maioria das aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não. Ideal para retrofit, um único rádio SRT-800 substitui várias unidades aviônicas que tradicionalmente eram unidades separadas, incluindo rádio UHF / VHF, SATCOM, SINCGARS e um dispositivo de criptografia.
Segundo o contrato, a Boeing integrará o SWave® Airborne SDR SRT-800 ao sistema de missão da aeronave E-3A. Como os rádios são definidos por software, eles podem ser completamente reconfigurados quando necessário por meio de uma atualização de software, sem a necessidade de modificar o hardware. Isso torna os rádios extremamente versáteis, pois podem ser modificados de forma simples e econômica. Notavelmente, os rádios são compatíveis com o padrão Software Communications Architecture (SCA) para máxima flexibilidade.
Originalmente projetado como uma plataforma elevada de radar, o E-3A evoluiu ao longo de 30 anos para lidar com as realidades das mudanças geopolíticas. A Força Aérea de Alerta Antecipado e Controle da OTAN tornou-se uma parte essencial da capacidade de gestão da batalha aérea da Aliança e continua a permanecer operacionalmente relevante por meio de sucessivos programas de modernização.
O SWave® Airborne SDR SRT-800 da Leonardo garantirá que a frota AWACS da OTAN continue a ser capaz uma empresa global de alta tecnologia, está entre os dez maiores players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e uma das principais empresas industriais da Itália de se comunicar de forma segura e com resiliência cibernética até a data de inatividade no período de 2035.