O demonstrador Racer da Airbus Helicopters, desenvolvido no âmbito do projeto europeu Clean Sky 2, realizou o seu primeiro voo em Marignane. A aeronave voou por cerca de 30 minutos, permitindo que a equipe de testes de voo verificasse o comportamento geral da aeronave.
Este importante marco lança a campanha de voo que durará dois anos e terá como objetivo abrir progressivamente o envelope de voo da aeronave e demonstrar as suas capacidades de alta velocidade.
“Com as suas 90 patentes, Racer é o exemplo perfeito do nível de inovação que pode ser alcançado quando os parceiros europeus se unem. Este primeiro voo é um momento de orgulho para a Airbus Helicopters e para os nossos 40 parceiros em 13 países”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Estou ansioso para ver este demonstrador ser pioneiro em capacidades de alta velocidade e desenvolver o sistema de modo econômico que contribuirá para reduzir o consumo de combustível”, acrescentou.
Otimizado para uma velocidade de cruzeiro de mais de 400 km/h, o demonstrador Racer visa alcançar o melhor equilíbrio entre velocidade, economia e desempenho da missão. O Racer também visa uma redução do consumo de combustível de cerca de 20%, em comparação com a geração atual de helicópteros da mesma classe, graças à otimização aerodinâmica e a um inovador sistema de propulsão de modo econômico. Desenvolvido com motores de helicóptero da Safran, o sistema híbrido-elétrico de modo ecológico permite que um dos dois motores Aneto-1X seja pausado durante o voo de cruzeiro, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2. O Racer também pretende demonstrar como a sua arquitetura específica pode contribuir para reduzir a sua pegada acústica operacional.
O Racer baseia-se na configuração aerodinâmica validada pelo demonstrador de tecnologia Airbus Helicopters X3 que, em 2013, quebrou o recorde de velocidade e ultrapassou os limites de um helicóptero ao atingir 472 km/h. Enquanto o objetivo do X3 era validar a arquitetura do composto, combinando asas fixas para sustentação com, rotores laterais para propulsão e um rotor principal que fornece capacidade de voo VTOL, todos com eficiência energética, o Racer pretende aproximar para uma configuração operacional e oferecer capacidades para determinadas missões para as quais a alta velocidade pode ser uma vantagem real.
FONTE: Airbus Helicopters