Por Guilherme Wiltgen
Ontem foi mais um dia histórico para a Força Aérea Brasileira (FAB) e para a Saab, com mais um importante marco do Programa Gripen no Brasil.
A informação que os dois caças foram conduzidos por pilotos brasileiros, chamou a atenção de todos e, agora, vamos conhecer um pouco desses dois Oficiais da FAB que participaram dessa missão de levar os F-39E FAB4101 e FAB4102 do Aeroporto Internacional de Navegantes até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, onde se localiza o Gripen Flight Test Centre (GFTC).
Os dois novos caças foram pilotados pelos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos para estarem aptos para o voo.
O TC Cristiano de Oliveira Peres realizou em 20/08/20 o primeiro voo de um piloto brasileiro no F-39E Gripen.
Como comandante da missão, ele explicou que apesar de parecer um voo relativamente simples, ele foi realizado com um detalhado planejamento de rota e combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência.
“Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripen no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, destacou o piloto da FAB.
O Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro piloto da FAB a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E.
A capacitação começou em agosto de 2020 e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.