Os quatro últimos caças Gripen da Força Aérea da África do Sul (SAAF), que estão na Suécia onde participaram do Exercício Lion Effort, realizado entre março e abril, serão entregues em agosto ou setembro deste ano, depois de participarem de um show aéreo no final deste mês.
De acordo com o coronel da SAAF J C J Butler, Oficial Sênior de Operações de Combate, os quatro últimos Gripens C chegarão na África do Sul no final de agosto ou início de setembro, pois estão sendo modificados para o padrão Block 4.
A SAAF irá exibir um Gripen no segundo Fórum Aeroespacial Sueco, que será realizada em Linköping, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.
A aeronave vai ser tripulada por um piloto da SAAF e está programada para se apresentar em voo durante o show aéreo público, que acontece em 3 de junho.
O chefe da Força Aérea Sul-Africana, Lieutenant General Carlo Gagiano, estará presente ao fórum como convidado, mas falará sobre a experiência da África do Sul na manutenção da estabilidade regional e de segurança a partir da perspectiva aeroespacial. Gagiano foi convidado a explanar sobre como a África do Sul integra o poder aéreo em sua política externa e de segurança, para contribuir para a estabilidade regional.
O Coronel Butler disse que, durante o Lion Effort, que ocorreu entre os dias 27.03 e 04.04, o desempenho do contingente sul africano era igual a dos outros participantes e até melhor, em alguns casos. Os pilotos da SAAF ‘abateram’ nove caças Gripen’s, de outras nações, para uma única “perda” durante o combate simulado no Lion Effort.
O Lion Effort é um exercício tático concebido para melhorar a interoperabilidade entre os países usuários do Gripen. Os quatro Gripens (de 26 encomendados) voaram ao lado de 30 outros pertencentes a: Suécia, Hungria e República Checa. A Tailândia enviou apenas observadores. O contingente sul-africano, constituído de 29 membros do 2º Esquadrão da Base Aérea de Makhado, incluía oito pilotos e onze pessoas da equipe de apoio, chegou na Suécia no dia 25 de março.
O exercício foi realizado na Base Aérea de Ronneby, junto ao esquadrão F17, com alguns voos ocorrendo sobre o Mar Báltico. Os voos de familiarização começaram no dia 28 de março, enquanto que a parte de combate do exercício ocorreu entre os dias 1° e 4 de abril, com duas partidas de Gripens a cada dia.
No total, os Gripens da SAAF voaram cerca de 40 horas durante o Lion Effort 2012.
O envio do penúltimo lote de quatro caças Gripen C monopostos, chegou na Cidade do Cabo no dia 08 de outubro do ano passado. Seis Gripens participaram da Demonstração Aérea de Capacidade da Força Aérea na área de bombardeio de Roodewal, na semana passada, lançando bombas de 250 kg e realizando manobras de apoio aéreo aproximado para outras aeronaves durante o exercício.
FONTE e FOTOS: SAAF e SAAB