Por Rubens Barbosa Filho
A suíça Pilatus, fabricante do lendário Pilatus Porter PC-6, anuncia que os dois protótipos de seu primeiro Jato Superversátil (SVJ) Pilatus PC-24 estão realizando uma verdadeira maratona de testes para conquistar a certificação de tipo da aeronave (prevista para 2017), tanto da FAA quanto da EASA, que são as autoridades norte-americanas e européia de aviação, respectivamente.
Os dois protótipos já realizaram mais de 400 operações em mais de 700 horas de voo por diversos países europeus, e cruzando o Oceano Atlântico, em direção à América do Norte.
A aeronave já conta com 84 pedidos firmes desde seu lançamento em 2014 na EBACE, uma das principais feiras do setor de aviação. As primeiras entregas estão previstas para 2017.
Segundo o fabricante, o Pilatus PC-24 é uma aeronave que combina a versatilidade de um dos turbopropulsores mono turbina mais consagrados do mundo, o Pilatus PC-12NG, com o tamanho de cabine de passageiros de um jato médio e a performance de um jato leve.
Ainda segundo o fabricante, o Pilatus PC-24 tem a capacidade de executar missões em pistas com diferentes estruturas de pavimento, e até não preparadas, com a máxima eficiência graças a soluções de projeto criadas de forma a evitar danos causados aos motores, por eventual ingestão de objetos (FOD), o que o coloca numa posição de destaque em relação aos concorrentes, devido às características e necessidades peculiares de infra-estrutura de aviação na América Latina.
O jato conta ainda com um significativo diferencial, que é uma grande e independente, porta de carga lateral, o que facilita o acesso de cargas e bagagens, que podem ser acessadas da cabine de passageiros a qualquer momento do voo.
O Pilatus PC-24 foi pensado para ser operado a “duas mãos” (Single Pilot), e é equipado com o Flight Deck Honeywell Primus Apex, que no tipo é denominado Pilatus Advanced Cockpit Environment (ACE).
A versão mais básica do Pilatus ACE inclui quatro displays de 12 polegadas, contendo os sistemas: Honeywell SmartView Visão Sintética, Alerta de Colisão TCAS II, Sistema Inercial de Referencia (IRS), Sistema Gráfico de Planejamento e Gerenciamento de Voo, e Sistemas de Pouso por Precisão LPV (Localizer Performance with Vertical Guidance) baseados em GPS/WAAS (Wide Area Augmentation System), entre outros.
O jato é dotado de dois motores Williams International FJ44-4A de 3.435 libras de potência, e pode voar a 13.716 metros de altitude (Nível 450), a 787 km/h com até 3.610 quilometros de alcance, transportando de 6 a 10 passageiros dependendo da configuração.
O PC-24 terá preço básico em torno de US$ 9 milhões, o que o coloca na mesma faixa de preços do Phenom 300 da Embraer.
O fabricante suiço é representado no Brasil pela Synerjet, empresa do Grupo Synergy
FONTE: Pilatus Aircraft / B2B Comunicação.
FOTOS: Pilatus Aircraft
ADAPTAÇÃO: DAN