Protótipo do caça AF-1C do Programa de Modernização das Aeronaves AF-1 realiza seu 1º voo

Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP
Caça AF-1C N-1022, protótipo biposto, em voo realizado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto-SP

Em continuidade ao Programa de Modernização das Aeronaves AF-1, foi realizado, no dia 20 de janeiro, nas instalações da EMBRAER em Gavião Peixoto (SP), o primeiro voo de ensaio para a certificação da aeronave protótipo biposto modernizada AF-1C N-1022. O voo marca uma importante etapa do projeto e mostra a perseverança e o comprometimento da Embraer e da Marinha do Brasil na condução do Programa de Modernização.

Apesar das aeronaves mono e biposto serem aparentemente similares, somente 20% dos projetos coincidem e os estudos de engenharia desenvolvidos pela Embraer, para que estas aeronaves dispusessem de uma mesma arquitetura de aviônica, integração de armamentos e capacidades operacionais, exigiram um considerável esforço.

Tal fato representa um importante marco no cronograma do programa e, apesar das atuais restrições orçamentárias, há a previsão de entrega de duas aeronaves modernizadas ao Esquadrão VF-1 ao longo do ano de 2016, ampliando para três o número de aeronaves em uso no setor operativo.

FONTE :DAerM

NOTA DOS EDITORES: Em que pese as dificuldades enfrentadas pela Embraer e a MB, o programa prossegue. Há pouco tempo, saíram notícias de que os caças apenas “voavam” e que a Embraer teria pedido ajuda aos israelenses para fazer os sistemas funcionarem. Um fato importante, e que precisa ser mencionado, é que a empresa responsável pelo fornecimento e integração, desde o início do programa, é israelense.

Sugerimos aos nossos leitores cuidado com as (des)informações postadas em blogs e/ou sites que não possuem compromisso em informar de forma responsável.

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

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