A meta mais ousada do Projeto DPA-VANT foi alcançada em 22 de novembro de 2013, durante a Operação DPA 9: O pouso automático do VANT Acauã.
A Operação DPA 9, nona campanha de ensaios do projeto, foi realizada na Academia da Força Aérea – AFA, em Pirassununga/SP, no período de 20 a 25 de novembro de 2013, com coordenação do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA. Foram executados 5 voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã, sendo que dois voos tiveram o pouso de forma automática.
A execução do pouso automático, totalmente controlado pelo computador de bordo, incluiu as seguintes fases: rampa de aproximação de precisão; alinhamento e nivelamento antes do toque na pista (decrab/deroll); corrida no solo e parada total da aeronave. Durante estas fases do pouso automático, foram utilizados diversos sensores, como unidade inercial, DGPS (GPS Diferencial), radar altímetro e laser altímetro. Para eventuais situações de emergência, foi mantido um piloto no solo durante os ensaios de pouso automático.
A Operação DPA 9 contou com cerca de 40 participantes do DCTA e do Centro Tecnológico do Exército – CTEx. Também participaram integrantes das empresas contratadas BCC, responsável pelo software embarcado, e Flight Technologies, responsável pelo piloto automático.
O apoio prestado pela AFA foi essencial para o sucesso da Operação DPA 9. Um dos itens principais deste apoio foi a alocação de um helicóptero H-50 Esquilo para exercer a função de aeronave de acompanhamento (“paquera”) durante os voos de ensaio, tripulado por pessoal do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo – IPEV, do DCTA.
O sucesso alcançado nestes ensaios de pouso automático foi resultado de quatro anos de árduo trabalho de toda a equipe do Projeto DPA-VANT, com a realização de nove campanhas de ensaios, sendo 5 de ensaios em voo e 4 de ensaios no solo, com corridas na pista. A meta de decolagem automática foi completada durante a sexta campanha, em agosto de 2013.
O Projeto DPA-VANT tem como objetivo o desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo IAE e conta com a participação do CTEx e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com recursos financeiros da
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
São poucos os países no mundo que dominam as tecnologias de controle necessárias para a decolagem e pouso automáticos de veículos aéreos não tripulados de maior porte. Esta capacidade possibilita a diminuição de acidentes durante estas fases críticas do voo e a operação em condições meteorológicas adversas, como no caso de nevoeiros.
As tecnologias pesquisadas pelo Projeto DPA-VANT poderão ser incorporadas em futuros VANT de emprego operacional das Forças Armadas Brasileiras, a serem desenvolvidos por empresas nacionais.
A seguir são apresentadas fotos da Operação DPA 9, com crédito do Cap QEM Eduardo Bento Guerra (CTEx) e do Téc José Ângelo de Aquino (IAE/AIE).