Primeiros voos de teste de equipe integrada para o programa de armas do HIL

Como parte do programa de armamento Hélicoptère interarmées léger (HIL) que visa adquirir o helicóptero Guépard em benefício do l’armée de terre, de la Marine e da l’armée de l’Air et de l’espace, foi formada uma equipe integrada de testes de voo (IEEV – Équipe Intégrée d’Essais en Vol).

Reúne pessoal da DGA Essais en Vol (DGA EV), membros da l’équipe de marque interarmées (EqMIA), que reúne a expertise das três Forças e da Airbus Helicopters (AH). Composto por pessoal de altíssimo nível de especialização, formado principalmente na l’Ecole des personnels navigants d’essais et de réception (EPNER), tem como objetivo garantir feedback rápido e ágil às equipes que conduzem o programa. A sua missão é trabalhar em boa coordenação entre as três entidades, ultrapassando as barreiras culturais, de forma a preparar as fases de testes de voo, realizá-las e fornecer conclusões.

Neste contexto, o CEPA/10S recebeu nos dias 15 e 16 de maio de 2024 um helicóptero civil H160 pré-série da Airbus Helicopters e sua tripulação. Esta aeronave foi equipada com novos recursos como o piloto automático destinado ao Guépard e outros atualmente em fase de certificação para o H160 civil. Entre eles estão os modos de Busca e Resgate (SAR), particularmente aguardado pela Flotilla 32F equipada com seis H160, chamada de “frota provisória”.

Foi realizado um primeiro voo para avaliar a relevância da manutenção de determinados dispositivos atualmente utilizados pelos operadores de guinchos (Hoist) graças às contribuições dos novos modos SAR. Os tripulantes vieram de todas as entidades envolvidas: AH, DGA EV, Marinha Francesa e Força Aérea. Para a Marinha, o CEPA/10S disponibilizou o operador do guincho, especialista de referência responsável pela avaliação.

Um segundo voo ocorreu com a participação do destacamento 32F de Hyères e do seu H160 da “frota provisória”. Foi dedicado a pousos na plataforma VN Rebel e permitiu à tripulação de teste do AH testar o piloto automático em operação operacional.

Esta abordagem integrada envolvendo especialistas das forças e da DGA é um exemplo concreto de simplificação no centro da condução dos programas de armamento, permitindo que os intervenientes industriais se aproximem tanto quanto possível dos desafios operacionais. Também deu início aos voos de teste, realizados em conjunto entre AH, DGA e EqMIA, a fim de garantir a melhor consideração das necessidades das três Forças durante o desenvolvimento do Guépard.

FONTE: DGA

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