A AgustaWestland, uma empresa do grupo Finmeccanica, anunciou que os primeiros cinco helicópteros AW101 Merlin Mk 2, foram entregues ao Esquadrão 824 da Royal Navy, baseado na RNAS Culdrose, no sudoeste da Inglaterra. A cerimônia foi realizada hoje para celebrar a formação do primeiro esquadrão do Merlin Mk.2. A entrega dessas aeronaves, que tinham sido atualizadas como parte de um contrato de £ 750Milhões, liderado pela AgustaWestland e Lockheed Martin, é um marco significativo para o programa, para a indústria, a Royal Navy (RN), a Fleet Air Arm (FAA) e o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD).
Equipado com um glass cockpit no estado da arte, moderno console de missão e novos aviônicos, o Merlin HM Mk 2 está equipado com monitores sensíveis ao toque, e possui uma melhor capacidade de, detectar e rastrear alvos, de compartilhar dados com outras aeronaves e navios enquanto estiverem no ar .
Estas melhorias e os novos equipamentos também vão permitir que os helicópteros levem a cabo tarefas contra a pirataria, além de evacuação de vítimas. Trinta helicópteros Merlin Mk1 estão sendo convertidos para MK2 pela AgustaWestland, em sua fábrica de Yeovil, apoiada pela Lockheed Martin. Após a conclusão dos ensaios os primeiros helicópteros deverão estar prontos para iniciar as operações no Verão de 2014. A entrega de todos os 30 Merlin MK2 será concluída em 2015.
Ray Edwards, diretor administrativo da AgustaWestland, disse que “O sucesso deste complexo programa foi atingido por uma forte colaboração entre a indústria, o Ministério da Defesa e ao usuário final. Estamos muito felizes com este programa que está dentro do orçamento e do cronograma para entregar uma capacidade de linha de frente de classe mundial para a Marinha Inglesa.” Jeff Streznetcky, Vice-Presidente e Diretor Geral do Grupo Lockheed Martin Integração de Sistemas no Reino Unido, disse:” O Programa de Sustentação de Capacidade do Merlin (MCSP) representa um esforço magnífico de equipe liderada pela Lockheed Martin e a AgustaWestland, apoiado pelos nossos fornecedores, para oferecer à Marinha Inglesa, capacidade incomparável para realizar sua patrulha antissubmarina e de patrulha. O Comodoro Andy Lison da RN, responsável pelo Merlin, Lynx, Seak King e equipes para Organização de Defesa, equipamentos e suporte do MOD, disse: “Estou muito contente que nós estamos agora firmemente na fase de entrega do projeto”.
O Merlin Mk 2 é uma aeronave verdadeiramente excepcional e o programa para desenvolver e construí-la, reuniu o melhor da indústria de defesa e à prova do futuro dessa capacidade vital para a defesa. O Comandante da força de helicópteros Merlin, Ben Franklin, disse: “Estou muito orgulhoso de estar comandando a força de Merlin durante este período. A entrega das primeiras cinco aeronaves à FAA é um verdadeiro marco do sucesso deste programa, que irá fornecer suporte vital para a Marinha, uma vez que cumpre o seu papel na proteção dos interesses do Reino Unido em todo o globo.”
FONTE: AgustaWestland
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval